ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DIGITAL NA REGIÃO AMAZÔNICA
Abstract
Os avanços tecnológicos das últimas décadas geraram novos saberes e desafios à escola e esta foi convocada para colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para alcançar tal finalidade, a educação associou-se a tecnologia buscando aperfeiçoar as práticas educativas e assegurar um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. É neste cenário que surge a robótica educacional ou pedagógica. Esta ferramenta tecnológica permite ao aluno explorar suas potencialidades, propor soluções as situações-problema, despertando o interesse pelos estudos e possibilitando a inclusão digital. A Região Norte foi objeto deste trabalho por estar em situação de privação de acesso a diversos recursos científicos e tecnológicos, visando identificar como o uso da robótica educacional no ensino médio corrobora com a inclusão digital. Para fundamentar nosso trabalho realizamos uma pesquisa bibliográfica e coletamos dados dos inscritos por meio de questionários eletrônicos nas ações extensionistas realizadas na cidade de Guajará-Mirim/RO e em Tarauacá/AC. Como resultado esperamos encorajar os profissionais da educação a inserir em sua práxis educativa ações que se beneficiem do uso de tecnologias de baixo custo viabilizando a inclusão digital e por meio desta a transformação social.Downloads
Published
2017-11-10
Issue
Section
Artigos (temáticas livres)