ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DOCENTE
Abstract
O estágio supervisionado na licenciatura é uma oportunidade, constituída por vários momentos, no qual o futuro docente é inserido no campo que estará apto a trabalhar, proporcionando assim, um ambiente de prática da atuação docente, na qual se fomenta o espaço para aprendizado e reflexões. Esse trabalho apresenta o relato das atividades realizadas no estágio supervisionado do curso semipresencial de licenciatura em computação (UAB/UECE), no contexto do uso de softwares educativos para a aprendizagem numa perspectiva construcionista avaliando sua importância para a formação docente, dificuldades e desafios. Com relação a realização do estágio do curso de licenciatura em computação, foi possível observar a existência de desafios estruturais externos, relativos às condições essenciais para que o estágio aconteça observando-se a natureza do curso e o uso de equipamentos e tecnologias no ambiente escolar. Observou-se que a prática educativa no laboratório de informática deve considerar o tempo como um elemento essencial à aprendizagem principalmente, se na realização das atividades o resultado depende da qualidade do objeto criado pelos alunos. Concluiu-se que o uso do software educativo para auxiliar a compreensão de conceitos, observar fenômenos e produzir novos objetos resultantes da compreensão dos elementos teóricos das diversas disciplinas carece de um profissional habilitado em pesquisar, propor, adequar e implementar o uso desses recursos para os conteúdos ou necessidades educacionais com os alunos e que a presença desse profissional no ambiente pedagógico é essencial para colaborar no desenvolvimento das diversas aprendizagens na escola.Downloads
Published
2017-11-10
Issue
Section
Artigos (temáticas livres)