EDUCAR A DISTÂNCIA – A ERA DA INCLUSÃO

Authors

  • Suellen Silva dos Santos de Souza Souza
  • Glauca Torres Aragon

Abstract

Este estudo tem por objetivo analisar a importância da educação a distância como instrumento de inclusão socioeducacional. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental no período dos últimos cinco anos acerca da temática abordada no Portal da Legislação - Planalto. Apresentam-se os aspectos nas políticas públicas educacionais em vigor que contribuem para que a educação a distância seja inclusiva para as pessoas que possuem necessidades educativas especiais; no entanto, a temática que aborda a inclusão educacional não é privilégio apenas para esse público, mas também para os que são considerados excluídos socioeconomicamente e culturalmente do direito à educação na sociedade brasileira. Constatou-se que a educação a distância, enquanto política pública, pode ser considerada um instrumento potencializador da inclusão educacional o que colabora para que todos possam exercer o direito à educação, produzindo, deste modo, efeitos que traduzem o respeito à diversidade no âmbito escolar. Além disso, aponta-se a importância de se discutir sobre a educação a distância e a inclusão educacional e social para que ações sejam realizadas visando democratizar o acesso ao ensino, tendo por consequência a efetiva inclusão social desses indivíduos na sociedade, bem como o engrandecimento do acesso a direitos e garantias fundamentais dela decorrente. Mas, para que isso ocorra, perenemente, torna-se necessário um maior investimento por parte dos entes federados na modalidade educacional em si, na capacitação de profissionais para atender a demanda que esse público requer, e na democratização do acesso à internet, incentivando, assim, sua difusão em âmbito nacional.

Published

2017-11-10