Tecnologias digitais no ensino da geometria plana:

um relato de experiência com uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental

Autores

Resumo

O trabalho relata a intervenção pedagógica realizada por acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, matriculadas no componente curricular de Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Matemática I. A intervenção foi aplicada numa escola pública, por um período de 3h/a, e teve a participação de 15 estudantes de uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental na cidade de Bagé/RS. A atividade teve como objetivo mostrar a importância da utilização das tecnologias digitais no ensino da geometria plana na educação básica, buscando processos motivadores e inovadores. Adotou-se como metodologia duas abordagens: qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários (um inicial e outro no final). Observou-se que o uso de recursos tecnológicos digitais possibilitou aos estudantes um melhor desempenho na realização das atividades e na resolução dos exercícios propostos. Deste modo, conclui- se que, a utilização de tecnologias digitais, como games, softwares e plataformas educacionais auxilia na construção do conhecimento matemático sendo uma ferramenta de contribuição para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Daiane Da silva fagundes, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista PDA (2021) no projeto de extensão "A Utilização de Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática" da Unipampa.

Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), sendo docente do curso de Matemática-Licenciatura (campus Bagé/RS). É coordenadora do projeto de extensão “A Utilização de Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática” e coordenadora de Área do PIBID-Matemática.

Kérolyn Avila Polvora Soares, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista do Programa de Incentivo de Bolsas à Iniciação e a Docencia (PIBID) - subprojeto Matemática, campus Bagé/RS.

Referências

ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Em Rede Revista de Educação a Distância, v.7, n.1, p. 257-275, 2020.

BORBA, M; PENTEADO, M. G. Informática na Educação Matemática. 5ed. São Paulo: Autêntica, 2016. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

BULEGON, A. M. Contribuições dos objetos de aprendizagem, no ensino de física, para o desenvolvimento do pensamento crítico e da aprendizagem significativa. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tese de doutorado.2011. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/39666>. Acesso em: 02 set 2021.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CORDEIRO, K. M. D. A. (2020). O Impacto da Pandemia na Educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Disponível em: <http://oscardien.myoscar.fr/jspui/handle/prefix/1157>. Acesso em 02 set. 2021.

CORRÊA, J.N.P; BRANDEMBERG, J.C. Tecnologias Digitais Da Informação E Comunicação No Ensino De Matemática Em Tempos De Pandemia: Desafios E Possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – Volume 08, Número 22, 34 – 54, 2021.

GONÇALVES, P. A. DOS S. Jogos digitais no ensino e aprendizagem da matemática: efeitos sobre a motivação e o desempenho dos alunos. 235 f. Dissertação [Mestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática)] Universidade do Algarve. Portugal, 2011. Disponível em:<http://hdl.handle.net/10400.1/5003>. Acesso em: 01 out 2021.

JOYE, C.R.; MOREIRA, M.M.; ROCHA, S.S.D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v.9, n.7, p.1-29, 2020.

KNECHTEL, M. DO R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

LEFFA, V. J. Gamificação no ensino de línguas. Perspectiva. v. 38, n. 2, p. 1-14, 2020.

LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, n. 61, p. 421-34, 2017.

MOREIRA, D.; BARROS, D. Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitais. (Online). 2020. Repositório Aberto. Disponível em: <https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9661/1/Moreira%20%26%20Barros%20%282020%29%20Sincrono%26assincrono.pdf>. Acesso em 01 out. 2021.

OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P; SOUSA, E. R. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, 2015.

PAIVA, V. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. In: JESUS, D. M.; MACIEL, R. F. (Orgs). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Campinas: Pontes Editores.

PERY, L., PRESSENTIN, S., WALORY, W. Jogos Educativos Digitais: ludicidade e interatividade no Ensino nas Séries Iniciais. In: Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, v.1, p. 107-113, Santiago de Chile, 2010.

RIBEIRO, E.; SANT’ANA, I.; SANT’ANA, C. Desafios do ensino de matemática com tecnologias digitais nos anos iniciais. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 46, jan./dez. 2021.

SILVA, T. S. C.; MELO, J. C. B.; TEDESCO, P. C. de A. R. Um modelo para promover o engajamento estudantil no aprendizado de programação utilizando gamification. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 26, n. 03, p. 120, 2018.

SILVA, A.; SILVA, F. Jogos em Dispositivos Móveis: OpenGLES vs. M3G. In: Actas da Conferência ZON - Digital Games 2008. Braga: Universidade do Minho, 2008.

SCHWANZ, C.; FELCHER, C. Reflexões acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto. Redin. Revista Educacional Interdisciplinar. Taquara/RS, FACCAT, v.9, n.1, p.91-106, 2020.

STAKE, R. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso Editora, 2016.

TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014.

TOLOMEI, B. V. A gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação. EAD em foco, v. 7, n. 2, sp., 2017.

UNESCO. COVID-19:10 Recommendations to plan distance learning solutions. (Online). 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/news/covid-19-10-recommendations-plan-distance-learning-solutions/>. Acesso em: 21 de ago. 2021.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)