Desafios e Oportunidades para a mediação pedagógica em tempos de Covid-19: um olhar com base nas competências digitais

Authors

  • Leila Maria Araújo Santos CTISM/UFSM
  • Marcelo Freitas da Silva CTISM/UFSM
  • Nathalie Assunção Minuzi Professora da UTEC/Uy
  • Tiago Saidelles UFSM

Abstract

O ensino mediado por tecnologias requer dos professores o desenvolvimento das competências digitais que lhe propiciem a fluência no uso dos recursos das tecnologias no âmbito educacional. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir quais as oportunidades e desafios do ensino remoto, sob a ótica das Competências Digitais. O trabalho consiste de um estudo exploratório e descritivo do tipo Estudo de Campo, tendo como sujeitos da pesquisa 34 estudantes de um curso de licenciatura na área das Ciências Exatas. Com base nos dados retornantes da pesquisa pode-se afirmar que os principais desafios apontados são a acessibilidade a equipamentos e internet, o que independe das competências digitais, mas de políticas públicas. Por outro lado, os estudantes vêm como oportunidade o espaço para discussão de novas tecnologias e desenvolvimento das competências digitais para o uso das mesmas no contexto educacional.

Author Biographies

Leila Maria Araújo Santos, CTISM/UFSM

Professora Associada do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Marcelo Freitas da Silva, CTISM/UFSM

Professor Titular do CTISM/UFSM.

Nathalie Assunção Minuzi, Professora da UTEC/Uy

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica e Professora da Universidad Tecnologica del Uruguay.

Tiago Saidelles, UFSM

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica

References

DOSEA, G. S.; SANTOS DO ROSÁRIO, R. W.; ANDRADE SILVA, E.; REIS FIRMINO, L.; DOS SANTOS OLIVEIRA, A. M. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9074. Acesso em 19 nov. 2020.

FERRARI, A. Digital competence in practice: an analysis of Frameworks. Sevilla: JRC IPTS, 2012. Disponível em: https://ifap.ru/library/book522.pdf. Acesso em 18 Nov. 2020.

GOMES, V.T.S., RODRIGUES, R.O., GOMES, R.N.S., GOMES, M.S., VIANA, L.V.M., SILVA, F.S. e. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Rev. bras. educ. med.,, v. 44, n. 4, e114, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400602&lng=en&nrm=iso. Acesso em 13 Nov. 2020.

LUCAS, M; MOREIRA, A. DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Disponível em: https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf. Acesso em: 24 Nov. 2020.

REDECKER, C.. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Luxembourg: Publications Office of the European Union. Disponível em:https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eur-scientific-and-technical-research-reports/european-framework-digital-competence-educators-digcompedu. Acesso em 18 nov. 2020.

SILVA, K.K.A.; BEHAR, P.A.. Competências Digitais na Educação: uma discussão acerca do conceito. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 35, e209940, 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100419 Acesso em 29 Nov. 2020.

Published

2020-12-30

Issue

Section

Dossiê - Práticas educacionais e inovação em tempos de isolamento social (artigos completos e relatos)