Ensino de arte em tempos de pandemia: desafios e possibilidades
Abstract
Resumo: A presente pesquisa trata-se de um relato de experiência, na disciplina de Arte e ocorreu em duas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos), uma do Ensino Fundamental e outra do Ensino Médio, ambas pertencem a rede estadual pública, da cidade de Maringá, Paraná. A práxis ocorreu, durante o primeiro semestre do ano de 2020, juntamente com a disseminação da COVID-19, na qual foi implantado o ensino emergencial remoto. Objetivo desta investigação e promover discussões e reflexões em torno das alternativas tecnológicas utilizadas para nortear o processo de ensino e aprendizagem que foram: TV aberta, WhatsApp, Google Classroom, Bitly e aplicativo Aula Paraná e com isso evidenciar os desafios e possibilidades do ensino remoto. A metodologia de pesquisa utilizada foi bibliográfica e quali-quantitativa. Justifica-se assim, a relevância da presente investigação, pois trata-se de um tema emergente e atual.
References
AMANDA, Audi; ZAMBARDA, Pedro. Escola com partido aulas online obrigam milhões de alunos a usar app de empresa obscura que criou a TV Bolsonaro. The intercept,15 jun.2020. Disponível em: https://theintercept.com/2020/06/15/app-empresa-tv-bolsonaro-aulas-online-pandemia/. Acesso em 30 set. 2020.
ARAÚJO, Helenice Maria Costa.O uso de ferramentas do aplicativo “Google sala de aula”, no ensino de Matemática. Repositório UFG, Catalão, 2016.
BARRETO, Clara. Como usar o encurtador de URL Bi.tly uma opção ao ggo.gl,2018. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/04/como-usar-o-encurtador-de-url-bitly-uma-opcao-ao-googl.ghtml. Acesso em: 31 out. 2020.
CARNEIRO, Jairo Rodrigues Soares; LOPES, Alba, Sandyra Bezerra, NETO, Edmilson Barbalho, Campos. A utilização do Google sala de aula na educação básica: uma plataforma pedagógica de apoio à Educação Contextualizada. VII Congresso Brasileiro de Informática (CBIE) Anais do XXIV Workshop de Informática na escola (WIE) 2018.
LAPA, Andrea; GIRARDELLO, Gilka. Gestão em rede na primavera secundarista. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo, CHAGAS, Alexandre, organizadores. O Whatsapp e educação entre mensagens, imagens e sons. Bahia: UESC, 2017.
MOREIRA, J, António; TRINDADE, Sara Dias. O Whatsapp como dispositivo pedagógico para a criação de ecossistemas educomunicativos. in: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo, CHAGAS, Alexandre, organizadores. O Whatsapp e educação entre mensagens, imagens e sons. Bahia: UESC, 2017.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Superintendência da Educação, SEED, Curitiba, 2006.
PARANÁ. Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação. Parceria entre SEED/PR e Google beneficia Professores da rede pública, 2018. Disponível em: http://www.cee.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=339#:~:text=01%2F03%2F2018-,Parceria%20entre%20SEED%2FPR%20e%20Google%20Beneficia%20Professor.Acesso em 10 out.2020.
PARANÁ. Secretaria da educação e do esporte. Veja como utilizar o Aula Paraná e o Google Classroom sem gastar sua internet. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Veja-como-utilizar-o-Aula-Parana-e-o-Google-Classroom-sem-gastar-sua-internet.Acesso em 15 set.2020.
“Relatório Global de Monitoramento de Educação para 2020:inclusão e educação-Todos significa todos.” publicado no dia 24 de junho de 2020.
Resolução Seed nº 1.016 - 03/04/2020 - Regime especial de aulas não presenciais. Publicado no Diário Oficial nº. 10663 de 6 de Abril de 2020. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-05/resolucao_1016_060420.pdf. Acesso em 10 out.2020.
SCHIEHL, Edson Pedro; GASPARINI, Isabela. Contribuições do Google sala de aula para o ensino híbrido. Novas tecnologias na educação.CINTED UFRGS.v.14, Nº 2, dezembro, 2016.
SILVA, Rodrigo. Aula Paraná foi feito ‘quase’ de graça por empresa que criou a TV Bolsonaro. 17 jun. 2020. Disponível em: https://www.plural.jor.br/noticias/poder/aula-parana-foi-feito-quase-de-graca-por-empresa-que-criou-a-tv-bolsonaro/acesso em 30 set.2020.