Revisão sistemática: a aplicação da literatura de cordel no ensino das disciplinas da área de educação ambiental

Autores

  • Marília Gabriela de Souza Fabri Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) https://orcid.org/0000-0002-2797-7650
  • Rodrigo de Souza Poletto Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Resumo

A Educação Ambiental é um processo dinâmico, participativo e compreender a importância e os pressupostos da Educação Ambiental pode possibilitar que a sociedade repense, reconstrua e atribua novos significados ao seu relacionamento com o meio ambiente. A vida em sociedade também é permeada por inúmeras manifestções artísticas, como por exemplo a Literatura de Cordel. Essa forma de expressão popular oportuniza aos leitores a visão do mundo plural, fato que oportuniza olhar para a sociedade por meio da voz dos poetas. Nesse contexto social, encontram-se a importância da interdisciplinaridade e os docentes, que possuem a reflexão como  um componente fundamental para a sua prática. Encontrar e desenvolver mecanismos que colaborem com a prática docente e, consequentemente, oportunizem variadas situações de ensino e aprendizagem estão entre os propósitos do professor pesquisador. Com base no contexto apresentado, os autores deste trabalho apresentam uma Revisão Sistemática da Literatura a respeito da integração entre dois campos diferentes do conhecimento, Literatura de Cordel e Educação Ambiental. Para conceber a revisão, os autores percorreram os seguintes passos: definição da pergunta; busca de evidências; seleção dos estudos realizados; e análise da qualidade dos estudos. Na Revisão Sistemática da Literatura, foram mapeados, na área do Ensino, 17.611 artigos, os quais revelaram um conjunto de 7 trabalhos que atendiam critérios de inclusão delinados pelos autores. Os referidos trabalhos são apresentados formalmente neste artigo.

Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidad Estadual Paulista de Botucatu(UNESP). Professor na graduação e no Mestrado Profissional em Ensino e no Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Referências

ABREU, M. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.

ALMEIDA, M. D. C. D. Complexidade e Ecologia das Ideias. In: ALMEIDA, C.; PETRAGLIA, I. (Org.). Estudos de Complexidade 2. São Paulo: Xamã, 2008.

ANDRADE, Samara de Almeida; OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; MELLO, William Zamboni de; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. A Abordagem CTS-Arte nos Estudos das Estações de Tratamento de Esgoto: Uma Prática no Ensino Fundamental. Revista Praxis. Volume 6. Número 11. 2014.

CARMO. S. M. R. Literatura de cordel:uma estratégia para construção da prática pedagógica inovadora no 5º ano de uma escola municipal. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade da Madeira, Departamento de Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica.

CARSON, R. Primavera silenciosa. 1. ed. digital. São Paulo: Gaia, 2013.

CASTRO, L. C. R. O cordel sem cordão, um folheto em cada mão. Experiências de Leitura com o texto de cordel. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

DIAS, G. F. Pegada ecológica e sustentabilidade humana. 1. ed. digital. São Paulo: Gaia, 2013.

FERNANDES, L. K. O uso da Literatura de Cordel no Ensino Fundamental (anos finais): proposta de material didático. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2016.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, vol. 113, p. 189-205. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, março, 2003.

KITCHENHAM, B. A. Procedures for PerformingSystematic Reviews. Tech. Report TR/SE-0401, KeeleUniversity, 2004.

LIMA, G. F. C. Educação Ambiental no Brasil: Formação, identidades e desafios. 1. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2011.

LIMA,Stélio Torquato. Os PCN e as potencialidades didático-pedagógicas do cordel. Revista Acta Scientiarum. Volume 35. Número 1. Janeiro a Junho De 2013.

LOUREIRO, C. F. B. Educar, participar, transformar em educação ambiental. Revista brasileira de educação ambiental, n. 0, p. 13-20, nov. 2004. Disponível em: http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/revbea_n_zero. Acesso em: 13 maio de 2019.

LUBURÚ, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. In: Ciência & Educação, v.9, n. 2, p. 247-260, 2003.

MARCATTO, C. Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002.

OLIVEIRA. Paula Marciana Pinheiro; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida; FREITAG LoritaMarlena. Literatura de cordel como meio de promoção para o aleitamento materno. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Volume 12. Número 2. Abril a Junho de 2008.

RODRIGUES, CiceraSineide Dantas; COSTA, Elisângela André da Silva; LIMA, Maria Socorro Lucena. Experiências de Universitários com a Leitura: Narrativas em Versos da Literatura de Cordel. Revista Nuances: Estudos sobre Educação. Volume 28. Número 2. 2017.

SANTOS, Sandna Larissa Freitas dos; LIMA, Cleiton Aquino de; ALVES Hérick Hebert da Silva; BARROS,Karla Bruna Nogueira Torres. Abordagem de Atividades Lúdicas no Processo de Ensino-Aprendizagem de Química Orgânica: Uma Revisão Narrativa da Literatura. Revista Ensino Saúde e Ambiente. Volume 9. Número 3. 2016.

SILVA, C. A. S. B.; SILVA, L. J. A. A difícil relação homem x natureza: o caminho da sustentabilidade para um desenvolvimento sustentável. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 39, ano X, março/maio. 2014. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1187. Acesso em: 20 janeiro 2019.

SILVA, R. J. Perspectivas do folheto de cordel na sua transposição dos sertões para os centros urbanos. 2014. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SOUTO,Patrícia. Carneiro;SOUSA,Antonio Amador de;SOUTO,Jacob Silva. Saber acadêmico versus saberpopular: a literatura de cordelno ensino de práticas agrícolas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Volume 97. Número 245. 2016.

SPADAFORA, S. M. I. O cordel em sala de aula: contribuição ao ensino de língua portuguesa. 2010. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-30