UTILIZANDO A TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA EM REDE PARA FUNDAMENTAR OS CRITÉRIOS DE ESCOLHAS DE SOFTWARES DE SIMULAÇÃO NA INTERNET: O CASO DA RELATIVIDADE

Authors

  • Maira Giovana de Souza ULBRA
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto ULBRA

Abstract

O presente artigo traz os principais softwares disponíveis para simulações sobre a Teoria da Relatividade na internet. O aporte teórico consiste na Teoria da Mediação Cognitiva em Rede (TMC), partindo da premissa que a utilização de ferramentas hiperculturais pode fomentar a construção de modelos mentais de situações reais pelos estudantes. Essa construção irá potencializar a compreensão dos fenômenos físicos. Os simuladores encontrados foram analisados e classificados de acordo com os conteúdos e nível de ensino adequados. Foi observado que existem interessantes simuladores disponíveis e são feitas algumas sugestões de como abordá-los bem como de outros recursos e mediações que podem ser combinados na sua utilização.

Published

2019-12-19

How to Cite

Souza, M. G. de, & Neto, A. S. de A. (2019). UTILIZANDO A TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA EM REDE PARA FUNDAMENTAR OS CRITÉRIOS DE ESCOLHAS DE SOFTWARES DE SIMULAÇÃO NA INTERNET: O CASO DA RELATIVIDADE. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 8(1). Retrieved from http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1483