AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE NO ÂMBITO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK
Resumo
O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização do Facebook como um instrumento facilitador de interação no âmbito educacional. O estudo foi feito durante uma atividade proposta pelo curso de formação de tutores realizado pelos Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCS) da Universidade Estadual do Maranhão que consistia em escolher uma rede social e criar um fórum. Para o desenvolvimento do estudo optou-se pela utilização do Facebook, tendo como objetivo analisar a referida rede social como uma importante ferramenta de interatividade, bem como, discutir o uso da mesma como plataforma de ensino-aprendizagem. Com base em teóricos como Gonçalves; Patrício (2010) Tori (2012) e Rangel (2007) dentre outros foram feitos estudos sobre o assunto em questão. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi realizada com quatorze professores de educação básica de diferentes instituições de ensino pública e privada do município de São Luís-MA. Vale ressaltar que tais docentes não estavam participando do supracitado curso. Para a realização da tarefa fez-se um grupo de debates virtuais na rede social Facebook, onde foram criados dois fóruns com intuito de discutir e refletir sobre assuntos referentes ao etnocentrismo no espaço escolar. A pesquisa mostrou que o Facebook configura-se em uma ferramenta que pode ser utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem formal, tendo em vista que o mesmo apresenta várias mídias que possibilita diversas possibilidades didático-pedagógicas que levam professores e alunos a terem uma interatividade bastante significativa, oportunizando a troca de experiências e a aprendizagem colaborativa.Downloads
Publicado
2017-11-10
Edição
Seção
Artigos (temáticas livres)