Abordagem de necessidades de saúde durante a pandemia de Covid-19
experiência de professores de medicina
Resumo
A formação médica focada nas dimensões biopsicossociais da saúde do indivíduo é uma conquista recente, porém irregular. Diante da influência crucial do corpo docente na formação médica, este estudo visa compreender a perspectiva dos professores de uma universidade pública paulista, do primeiro ao sexto ano, sobre a integração do conceito de Necessidades de Saúde no currículo durante a pandemia de Covid-19. Utilizando a abordagem qualitativa e a Teoria Fundamentada nos Dados, entrevistas foram realizadas de forma remota, resultando em cinco categorias temáticas. Destaca-se a categoria "Impacto da pandemia no ensino-aprendizagem", revelando que a Covid-19 trouxe desafios significativos para o ensino e prática médica, ampliando obstáculos preexistentes. Os professores reconhecem a necessidade de abordar as necessidades de saúde de forma clara, principalmente em contextos pandêmicos, através de estratégias como a Educação Permanente. Limitações incluem a realização remota das entrevistas, que encontrou resistência. Em síntese, o estudo aponta para a importância de garantir uma formação médica alinhada às necessidades de saúde dos pacientes, mesmo em cenários desafiadores como a pandemia.
Palavras-chaves: Ensino; Educação médica; Currículo; Aprendizagem baseado em problemas; Saúde coletiva.
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