Abordagem de necessidades de saúde durante a pandemia de Covid-19

experiência de professores de medicina

Autores

  • Ana Carolina Nonato Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)
  • Danielle Abdel Massih Pio Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Resumo

A formação médica focada nas dimensões biopsicossociais da saúde do indivíduo é uma conquista recente, porém irregular. Diante da influência crucial do corpo docente na formação médica, este estudo visa compreender a perspectiva dos professores de uma universidade pública paulista, do primeiro ao sexto ano, sobre a integração do conceito de Necessidades de Saúde no currículo durante a pandemia de Covid-19. Utilizando a abordagem qualitativa e a Teoria Fundamentada nos Dados, entrevistas foram realizadas de forma remota, resultando em cinco categorias temáticas. Destaca-se a categoria "Impacto da pandemia no ensino-aprendizagem", revelando que a Covid-19 trouxe desafios significativos para o ensino e prática médica, ampliando obstáculos preexistentes. Os professores reconhecem a necessidade de abordar as necessidades de saúde de forma clara, principalmente em contextos pandêmicos, através de estratégias como a Educação Permanente. Limitações incluem a realização remota das entrevistas, que encontrou resistência. Em síntese, o estudo aponta para a importância de garantir uma formação médica alinhada às necessidades de saúde dos pacientes, mesmo em cenários desafiadores como a pandemia.

Palavras-chaves: Ensino; Educação médica; Currículo; Aprendizagem baseado em problemas; Saúde coletiva.

Biografia do Autor

Ana Carolina Nonato, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Mestre em Ensino em Saúde pela  Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Docente na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).

Danielle Abdel Massih Pio, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Docente na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)