Narrativas escolares de alunos com deficiência sobre as aulas de educação física

Autores

Resumo

O estudo aborda a temática da inclusão escolar com foco para as experiências narradas por alunos com deficiência e tem como objetivo investigar os sentidos que esses alunos atribuem às suas vivências escolares nas aulas de Educação Física. A pesquisa orienta-se pelos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural. A construção dos dados ocorreu em uma escola pública municipal de uma cidade de médio porte do estado de São Paulo, por meio de narrativas de quatro alunos com deficiência matriculados nos anos finais do ensino fundamental. As narrativas, construídas a partir de entrevistas, rodas de conversa, fotografias e desenhos, foram utilizadas como instrumento de produção de dados e revelam sentidos divergentes: por um lado, alegria, prazer e desejo dos alunos em participarem das aulas de Educação Física; por outro, conformismo, frustação e desprazer com as atividades propostas e com as relações que estabelecem neste âmbito. Os resultados possibilitam refletir para a necessidade de buscar atividades significativas para os alunos e mediadas pelos professores e por instrumentos e signos culturais a fim de superar os entraves revelados pelos estudantes.

Biografia do Autor

Rodrigo Barbuio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Pesquisador do Grupo Relações de Ensino e Trabalho Docente (RETD/USF) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI/UFMS).

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco (USF)

Doutora em Educação pela Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco. Bolsista produtividade CNPq 2.

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Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos