Diálogo infantil e escuta significativa

formação colaborativa de professores com ênfase na filosofia para/com crianças

Autores

  • Mayara Faria de Souza Faria de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • David da Silva Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0003-3946-7807

Resumo

O programa Filosofia com Crianças no ambiente da Educação Infantil procura introduzir, de forma significativa, a fala e os questionamentos infantis por intermédio de diferentes recursos. Dessa forma, para a elaboração desse trabalho, buscou-se ouvir professoras da Educação Infantil que trabalham em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), de um município do interior do Paraná, por intermédio de um curso de formação continuada colaborativa, a qual teve como título “Formação Docente Colaborativa: uma proposta de diálogo filosófico na Educação Infantil”. O objetivo foi o de disponibilizar às professoras da rede municipal de Educação Infantil um curso de formação continuada colaborativa, a fim de promover o diálogo e estimular a escuta significativa entre essas professoras e seus alunos. Com o desenvolvimento desse processo formativo, as participantes chegaram concluíram acerca da importância do diálogo e da escuta no ensino e aprendizagem de crianças pequenas. Dessa forma, o diálogo e a escuta podem contribuir no processo de efetivação do direito de toda criança a participar ativamente de suas formações para que se constitua uma educação democrática e de qualidade.

Palavras-chaves: Diálogo; Filosofia para/com crianças; Educação infantil.

Biografia do Autor

Mayara Faria de Souza Faria de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

David da Silva Pereira , Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ciência Política e Doutorando em Educaçãopela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atua junto à licencatura de Formação Inicial Docente e no Mestrado Profissional de Formação Continuada Docente para a Educação Básica. Também, líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas (GPOPP).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)