Aplicação da estratégia PODS auxiliada por um simulador para aprendizagem de Física

uma proposta de metodologias ativas de aprendizagem

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar um simulador de física como uma ferramenta de aprendizagem, utilizando a abordagem PODS (Predição, Observação, Discussão e Síntese), com o intuito de avaliar o impacto da intervenção proposta na aprendizagem dos alunos do segundo ano do ensino médio. Os alunos foram divididos em grupos experimental e de controle com base em resultados de pré-testes para equilibrar conhecimentos iniciais. O grupo experimental seguiu a estratégia PODS com orientação, enquanto o grupo de controle teve uma abordagem mais autônoma. A análise quantitativa dos resultados foi realizada, destacando a diferença nas pontuações pós-intervenção por meio de um Teste-t para avaliar o impacto da estratégia PODS no aprendizado do Princípio Fundamental da Hidrostática. Os resultados obtidos indicam que a estratégia PODS com o auxílio do simulador foi eficaz na promoção da aprendizagem do conteúdo proposto, com o grupo experimental apresentando um ganho considerável em relação ao grupo de controle.

Palavras-chaves: Estratégia PODS; Simulador; Aprendizagem de física; Metodologias ativas de aprendizagem.

Biografia do Autor

Manuel Joaquim Silva de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor na Universidade Pedagógica de Moçambique (UP)

José Valdeni de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Informática pela Université Joseph Fourier. Professor-permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Professor Titular Aposentado pela UFRGS. 

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Publicado

2023-12-29 — Atualizado em 2024-01-04

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Artigos (temáticas livres)