A utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica de professores de matemática sob a perspectiva dos bolsistas de iniciação à docência
Resumo
O presente trabalho é um recorte da pesquisa contextualizada em um curso de formação intitulado “A Utilização De Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática”, e tem como objetivo apresentar análise investigativa sobre o impacto da utilização dos recursos digitais na prática pedagógica de Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID). Durante o curso foram exploradas atividades com a utilização de softwares, aplicativos, jogos e plataformas educacionais, bem como planejamento de atividades pelos participantes. A metodologia adotada foi a de pesquisa qualitativa. Para coleta de dados foram utilizados um questionário avaliativo do curso e planejamentos de aulas elaborados pelos participantes nos encontros, os quais geraram os dados discutidos neste artigo. Os resultados mostraram que houve aprimoramento dos conhecimentos dos sujeitos participantes desta pesquisa em relação à inserção dos recursos digitais na prática pedagógica. Assim, é possível enfatizar que o curso de formação promoveu indícios de mudança de paradigmas na prática dos futuros docentes, mudanças essas que estão diretamente ligadas ao fomento da utilização das tecnologias digitais no cotidiano da sala de aula.
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