A utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica de professores de matemática sob a perspectiva dos bolsistas de iniciação à docência

Autores

Resumo

O presente trabalho é um recorte da pesquisa contextualizada em um curso de formação intitulado “A Utilização De Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática”, e tem como objetivo apresentar análise investigativa sobre o impacto da utilização dos recursos digitais na prática pedagógica de Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID). Durante o curso foram exploradas atividades com a utilização de softwares, aplicativos, jogos e plataformas educacionais, bem como planejamento de atividades pelos participantes. A metodologia adotada foi a de pesquisa qualitativa. Para coleta de dados foram utilizados um questionário avaliativo do curso e planejamentos de aulas elaborados pelos participantes nos encontros, os quais geraram os dados discutidos neste artigo. Os resultados mostraram que houve aprimoramento dos conhecimentos dos sujeitos participantes desta pesquisa em relação à inserção dos recursos digitais na prática pedagógica. Assim, é possível enfatizar que o curso de formação promoveu indícios de mudança de paradigmas na prática dos futuros docentes, mudanças essas que estão diretamente ligadas ao fomento da utilização das tecnologias digitais no cotidiano da sala de aula.

Biografia do Autor

Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), sendo docente do curso de Matemática-Licenciatura (campus Bagé/RS). É coordenadora do projeto de extensão “A Utilização de Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática” e coordenadora de Área do PIBID-Matemática.

Vera Lucia Duarte Ferreira, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa (PPGE/UNIPAMPA).

Daiane da Silva Fagundes, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduada em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente é bolsista do Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA) no projeto de extensão “A Utilização de Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática”.

Referências

ARRUDA, G. Q; SILVA, J. R. S DA; BEZERRA, M. A. D. O uso da tecnologia e as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos em meio a pandemia. In: Anais XII Congresso de Nacional de Educação, Maceió, 2020.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CASTRO FILHO, J. A; FREIRE, R. S; MAIA, D. L. Formação docente na era da cibercultura. Revista Tecnologias na Educação, v.16, p. 1-21, 2016.

DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

FREIRE, P. A Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUSTER RABELLA, M. How can technology support teaching and learning more effectively? In: OECD Education and Skills Today, 18 jun 2018.

GONÇALVES, A. DE M; KANAANE, R. A prática docente e as tecnologias digitais. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, v.13, n. 29, p.256-265, jan./abr., 2021.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.

JORDANE, A; RIBEIRO, E; BADKE, W. Entendimentos de futuros professores de matemática acerca das tecnologias digitais na educação matemática. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 1-12, São Paulo, 2016.

MACHADO, A.; PAVÃO, A. A prática pedagógica mediada por tecnologias e aplicativo digital na educação infantil. RENOTE - Revista novas tecnologias na educação, v. 19, n.1, julho, 2021.

MENEGAIS, D. A. F. N. et al. Formação Continuada: Integração das Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica de Professores de Matemática. RENOTE – Revista novas tecnologias na educação, v. 16, p. 1-10, 2018.

MOTTA, M. Formação inicial do professor de matemática no contexto das tecnologias digitais. Revista Contexto & Educação, Paraná, v. 32, n. 102, p. 170-204, 7 set. 2017.

MOTTA, M. S; SILVEIRA, I. F. Estágio supervisionado e tecnologias educacionais: estudo de caso de um curso de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012.

PEIXOTO, R; OLIVEIRA, E. E. M. S. As mídias digitais no contexto da sociedade contemporânea: influências na educação escolar. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, p. 80-96, 2021.

RETZLAFF, E. et al. Ambiente Dinâmico Scratch no Ensino da Matemática. Tecné Episteme y Didaxis TED, p. 1-10, 2018.

ROCHA, P. S. R; RAMOS, C. V; BRASIL, T. A. A utilização de softwares no ensino de matemática para ensino fundamental e médio. In: SBC – Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. [S.l.], 2019. p. 40–49.

SALES, M. V. S. As tecnologias no contexto educativo: perspectivas de inovação e de transformação. In: SALES, Mary Valda Souza (Org). Tecnologias e Educação a Distância: os desafios para a formação. Salvador: Eduneb, 2018, p. 79-102.

SOARES, E. M. S; BRUSTOLIN, R. K. Convivência em contextos escolares permeados pela tecnologia digital: algumas considerações. In Anais do Simpósio Nacional de Educação, 8, 2014, Frederico Westphalen, RS: URI, 2014. p. 648-659.

TEDERKE, A. R; FORTES, P. R; SILVEIRA, S. R. Um Estudo de Caso Envolvendo a Aplicação de um Software Educacional de Geometria Espacial. Mato Grosso do Sul, 2016.

TOLOMEI, B.V. (2017). A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. EaD em Foco, 7 (2), 145–156.

YIN, R. K. (2009). Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)