Gênero, sexualidade e educação básica no Brasil: uma análise da produção acadêmica entre 2010 e 2019

Autores

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar através de revisão sistemática sobre como as práticas educacionais têm se posicionado diante da identidade sexual e de gênero que adentram as salas de aula. Ao considerar os aspectos metodológicos, a pesquisa realizou uma abordagem bibliométrica, para contemplar o objetivo deste estudo a pesquisa foi embasada por análise interpretativa sobre os dados pesquisados. Verificou-se uma concentração significativa entre os temas de formação continuada, identidade sexual e de gênero e diferenças. Enfatizando que a abordagem, sobre a problemática, se destaca entre as publicações, de fato naquelas que estabeleceram relação com as bases conceituais para alcançar a sustentação ao tema, que se centraliza em identidade sexual e de gênero no campo educacional. Para complementar a análise, desenvolveu-se a categorização dos dados, os quais se destacam como identidade, formação continuada dos profissionais da educação e currículo. Conclui-se que a produção científica sobre a identidade sexual e de gênero, realizados durante os anos de 2010 a 2019, apontaram que a identidade sexual e de gênero dos estudantes sejam repensadas através das ações pedagógicas/escolares sejam repensados os currículos que, ainda apresentam, valores e rotulações da vida social e cultural, negando a diversidade.    

Biografia do Autor

Shirlei Alexandra Fetter, Universidade La Salle (Lasalle)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGE/La Salle), com linha de pesquisa em Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, sendo bolsista da CAPES. Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR/Faccat). Atualmente é professora e coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Parobé/RS

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade La Salle (Lasalle)

Pós-Doutora em Estudos de Gênero pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES/Argentina). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGE/La Salle) e do curso de graduação em Psicologia na mesma universidade

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)