Gênero, sexualidade e educação básica no Brasil: uma análise da produção acadêmica entre 2010 e 2019
Resumo
Este artigo teve como objetivo investigar através de revisão sistemática sobre como as práticas educacionais têm se posicionado diante da identidade sexual e de gênero que adentram as salas de aula. Ao considerar os aspectos metodológicos, a pesquisa realizou uma abordagem bibliométrica, para contemplar o objetivo deste estudo a pesquisa foi embasada por análise interpretativa sobre os dados pesquisados. Verificou-se uma concentração significativa entre os temas de formação continuada, identidade sexual e de gênero e diferenças. Enfatizando que a abordagem, sobre a problemática, se destaca entre as publicações, de fato naquelas que estabeleceram relação com as bases conceituais para alcançar a sustentação ao tema, que se centraliza em identidade sexual e de gênero no campo educacional. Para complementar a análise, desenvolveu-se a categorização dos dados, os quais se destacam como identidade, formação continuada dos profissionais da educação e currículo. Conclui-se que a produção científica sobre a identidade sexual e de gênero, realizados durante os anos de 2010 a 2019, apontaram que a identidade sexual e de gênero dos estudantes sejam repensadas através das ações pedagógicas/escolares sejam repensados os currículos que, ainda apresentam, valores e rotulações da vida social e cultural, negando a diversidade.
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