Canva e Quizlet: Ferramentas viáveis para o ensino de Inglês em tempos de Pandemia

Elvandir Guedes Guimarães, Cláudia Smaniotto Barin

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar Materiais Didáticos Digitais (MDD) diferenciados em tempo de Pandemia de Covid-19, criados por meio da utilização de duas ferramentas tecnológicas que são: Canva e Quizlet. Esses materiais foram disponibilizados on-line em um site criado no Google Sites, para serem utilizados por professores de Língua Inglesa (LI) em turmas de sexto ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos foram  muito positivos e gratificantes, conforme pode-se verificar, analisando as respostas de 23 professores a um questionário avaliativo disponibilizado no site. Observamos a grande utilização dos MDD pelos professores de LI de diversas localidades, a satisfação e a impressão positiva destes em relação ao material, bem como a grande aceitação entre os alunos de sexto ano.

 


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BARIN, C. S; BASTOS, G.D; MARSHALL, D. A elaboração de material didático em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: o desafio da transposição didática. CINTED-UFRGS. V.11. n°1, julho, 2013. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2019.

BARIN, C.S; MALLMANN, E.M; SCHNEIDER, D. Produção de Material Didático Hipermídia no AVEA Moodle para Docentes. PACC 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2019.

BATES, T. Educar na era digital [livro eletrônico]: design, ensino e aprendizagem / A. W. (Tony) Bates; [tradução João Mattar]. -- 1. ed. -- São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 out. 2019.

______. Ministério da Educação. Portaria n° 343 de 17 de março de 2020. Brasília: 2020. Disponível em: . Acesso em: 15 mai 2020.

______. Ministério da Educação. Portaria n° 544 de 16 de junho de 2020. Brasília: 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 nov 2020.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: Del saber sabio al saber enseñado. Disponível em: . Acesso em: 03 jun.2020.

COSTA, R. Educação remota emergencial x EaD: desafios e oportunidades. Disponível em: . Acesso em: 15 mai 2020.

DUARTE, K. A; MEDEIROS, L. S; Desafios dos docentes:as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/68292. Acesso em: 23 nov. 2020.

GOEDERT, L; ARNDT, L.B.F. Mediação Pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de Pandemia. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/6051; Acesso em: 20 nov. 2020.

KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas, São Paulo: Papirus, 2014.

LEFFA, V. Língua Estrangeira: Ensino e aprendizagem. 2. ed. Pelotas: Educat, 2016. Disponível em: Acesso 20 ago. 2019.

MATTA, A. E. R.; SILVA, F. de Paula S. da; BOAVENTURA, E. M. Design-Based Research ou pesquisa de desenvolvimento: Pesquisa aplicada para educação a distância. Disponível em: . Acesso 2 jul. 2019.

OLIVEIRA, L. A. Aula de Inglês: do planejamento à avaliação. São Paulo, Parábola Editorial, 2015.

SANTOS, L. M. A; TAROUCO, L. M. R. Novas Tecnologias na Educação: A importância da carga cognitiva em uma educação tecnológica. Disponível em: . Acesso em 2 jul. 2019.

STUMPEHORST, J. A nova revolução do professor: Práticas pedagógicas para uma nova geração de alunos. [tradução Vera Joscelyne]. -- 1. ed. – Petrópolis: Vozes, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576