TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES

Autores

  • Januário Neto Pereira Sarmento
  • Luiz Carlos de Paiva
  • Regina A. Magnabosco de S. Marques
  • Sara Maria Souza Nogueira

Resumo

A relação entre educação e tecnologias no campo do ensino médio integrado assenta-se em pressupostos teóricos de diversas naturezas, seja em concepções de cunho tradicional, seja em concepções de viés progressista. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi compreender a relação entre as tecnologias e as práticas educativas mais comumente utilizadas pelos docentes no Ensino Médio Integrado. Quanto aos objetivos específicos, foram delineados os seguintes: elencar as principais publicações realizadas nos últimos cinco anos a respeito da temática Tecnologias e Ensino Médio Integrado; analisar se a relação entre tecnologias e Ensino Médio Integrado se processa numa vertente mais tradicional ou emancipadora; e conhecer os principais conceitos de tecnologias trazidos pelos principais trabalhos de pesquisas publicados nos últimos cinco anos. Tratou-se de uma revisão de literatura realizada no mês de dezembro de 2018, de caráter qualitativo, na qual foram analisados dez artigos científicos, que se adequaram aos objetivos da pesquisa. A realização do estudo deu-se exclusivamente em bibliotecas virtuais especializadas na divulgação de trabalhos de caráter científico. Ao concluir os estudos, percebeu-se que: prevalece a escassez de trabalhos de pesquisas com o propósito de discutir a relação entre educação e tecnologias no campo do ensino médio integrado; notou-se que as tecnologias proporcionam uma infinidade de possibilidades de trabalho pedagógico (trabalhos desenvolvidos com redes sociais, fóruns de discussão, mídias digitais, etc.); um currículo integrado dentro de uma visão omnilateral prevê que antes da tecnologia, deve-se ver o homem ou que, ao menos, ambos são indissociáveis; foi possível notar que o construcionismo e o construtivismo estiveram no objetivo dos trabalhos analisados, ora pelas referências citadas, ora pelas práticas adotadas, embora nem sempre houve um trabalho sistematizado nessas escolas pedagógicas.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Recursos Tecnológicos para Análise de Aprendizagem