O SERIOUS GAME COMO INSTRUMENTO EXPERENCIAL DO DESIGN EDUCACIONAL

Autores

  • Eduardo Fernando Uliana Barboza

Resumo

A apropriação de elementos de jogos para desenvolvimento de conteúdos educacionais é promissora. A utilização de games educacionais como método pedagógico e instrumento de aprendizagem é uma tendência nas escolas, universidades e centros de formação técnica, profissional e educacional em todo o mundo. Para Pinho (2018), a utilização de técnicas de gamificação nos processos educacionais enquanto metodologia pode contribuir para uma aprendizagem integradora e centrada no aluno. Contudo, para desenvolver novos formatos, experiências e narrativas instrucionais, antes de mais nada é necessário incorporar tecnologias e ferramentas de informação e comunicação que surgem todos os dias aos processos de comunicação, informação, ensino e aprendizagem, desenvolvendo e aprimorando metodologias para encontrar um caminho seguro de navegação nesse imenso oceano tecnológico. O objetivo deste artigo é apontar os serious game como ferramenta educacional promissora a partir de revisão teórica e discussão entre autores que estudam essa temática e apresentar exemplos práticos.

Referências

CHANDLER, Heather Maxwell. Manual de produção de jogos digitais. Tradução: Aldir José Coelho Corrêa da Silva. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

FILATRO, A. Design Instrucional na Prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

__________. (org.). DI 4.0: Inovação na educação corporativa. São Paulo: Saraiva, 2019.

GULARTE, Daniel. Jogos eletrônicos: 50 anos de interação e diversão. Teresópolis,RJ: Novas Idéias, 2010.

PINHO, Daniella do Val. Teoria dos jogos e gamificação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2018. 110 p.

LUPTON, Ellen. O design como storytelling. Tradução Mariana Bandarra. Osasco, SP: Gustavo Gili, 2020.

MASTROCOLA, Vicente Martin. Doses lúdicas: breves textos sobre o universo dos jogos e entretenimento. São Paulo: Independente, 2013.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

SCHUYTEMA, Paul. Design de games: uma abordagem prática. Tradução: Cláudia Mello Belhassof. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

SATHLER, Luciano. De perto ou amanhã: alguns aspectos relacionados à adoção de tecnologias digitais em instituições educacionais. In: SIQUIRRA, Sebastião (org). Cibercoms - tecnologias ubíquas, mídias pervasivas. Porto Alegre: Buqui, 2012.

TONÉIS, Cristiano N. Os games na sala de aula: games na educação, ou a gamificação da educação? São Paulo: Bookess, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-08