BIG BROTHER BRASIL COMO VITRINE PARA EXPOSIÇÃO DE MARCAS: UM ESTUDO DE CASO DE BIANCA ANDRADE E SUA MARCA BOCA ROSA BEAUTY

Autores

  • Alissa Sosa Boelter
  • Eduardo Zilles Borba

Resumo

O Big Brother Brasil teve uma grande repercussão na edição de 2020, que ficou conhecida como uma edição histórica. Dentre os participantes do programa, estava a influenciadora digital Bianca Andrade e utilizou o reality como uma vitrine para expor sua marca de maquiagens Boca Rosa Beauty. Neste artigo, o objetivo geral busca compreender de que forma Bianca Andrade aproveitou da visibilidade midiática proporcionada pelo reality para criar situações de comunicação da marca Boca Rosa Beauty, no Instagram, durante o programa. Para isso, considerou-se como objetivos específicos: a) identificar a presença da marca em diferentes situações dentro do reality show BBB 20; b) mapear e analisar as estratégias realizadas por Bianca em sua comunicação pessoal e da marca; e c) verificar como os perfis de Instagram da participante e da marca foram utilizados para estender essas ações de comunicação. Tendo em vista o problema do trabalho, utiliza-se uma metodologia exploratória e descritiva de caráter qualitativo (GIL, 2002); enquanto para a etapa empírica propôs-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2016) que possibilitasse a identificação de estratégias de comunicação e categorização das mesmas. Por fim, identificou-se que a influenciadora conseguiu aproveitar a visibilidade midiática conquistada com a participação no BBB 20 por meio de estratégias de comunicação que visavam publicizar a marca Boca Rosa Beauty e reposicionar sua imagem pessoal de influenciadora digital à empresária.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução - Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Edições 70, LDA, Edição 70. Presses Universitaires de France, 2016.

BORGES, Maria Alice. Influenciadores digitais como instrumento da publicidade: Estudo de caso-Manu Gavassi. Publicidade e Propaganda-Pedra Branca, 2020.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 11 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. COVALESKI, Rogério Luiz et al. O processo de hibridização da publicidade: entreter e persuadir para interagir e compartilhar. 2010.

OLIVEIRA, Yuri. O Instagram como uma nova ferramenta para estratégias publicitárias. XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. João Pessoa/PB, p.1-13, 2014. Disponível em: <://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0112-1.pdf> Acesso em: 16 jul. 2022.

PRIMO, Alê; MATOS, Ludimila; MONTEIRO, Maria. Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais. Salvador: Maria Monteiro, 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Feevale, 2013.

RECUERO, Raquel. Considerações sobre a difusão de informações em redes sociais na internet. Intercom Sul, 2007.

SANTOS, F.; PAIVA, S. O Espetáculo de Si nas Redes Sociais: Doug The Pug e o Pastiche como Estética do Humor na Internet. XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Fortaleza/CE, p.1-15, 2017. Disponível em: <https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2017/resumos/R57-0180-1.pdf>. Acesso em: 6 de jul. 2022.

SANTOS, Gabriela Pedroso dos. A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram: O caso Camila Coelho. 2020. 260 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

SANTOS, Vitória Reis et al. TRANSMÍDIA STORYTELLING: CASE DE SUCESSO DE MANU GAVASSI. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 7, n. 1, p. 262-275, 2021.

SILVA, R.; COSTA, E.; OLIVEIRA, M. A Influência das redes sociais sob a construção da subjetividade humana. (ONLINE). 2019. Disponível em: <https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1365.pdf>. Acesso em: 7 jul. 2022.

THOMPSON, J. B. A nova visibilidade. MATRIZes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 15-38, 2008. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v1i2p15-38. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38190>. Acesso em: 2 jul. 2022.

VENTURA, Juliana. FORBES Mulher entrevista Bianca Andrade. Forbes Mulher, São Paulo, 10 de setembro de 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/tv/CE-FLysHB3n/> Acesso em: 16 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-08