UM ENSAIO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE MARCA PESSOAL PARA DIGITAL INFLUENCERS

Autores

  • Sheila Vitória de Matos
  • Carolina Terra

Resumo

Este artigo tem o objetivo de entender o cenário da influência digital no Brasil e como os influenciadores podem usar técnicas de comunicação a seu favor. Para isso, explora as possibilidades de uso do planejamento estratégico e o personal branding como estratégias de trabalho para gerenciar as marcas pessoais dos influencers. O trabalho realizado pelos influenciadores se dá em torno de sua própria imagem e reputação. Por esse motivo eles se tornaram marcas que apresentam valor e reconhecimento de mercado e estão, também, sujeitos a crises. Assim, a carreira desses profissionais deve ser desenvolvida de maneira estratégica, de forma que a marca pessoal desenvolvida por eles seja convergente com aquilo que realmente acreditam e não seja favorável a problemas de reputação. Além disso, o bom gerenciamento das marcas pessoais dos influencers é um caminho para que eles sejam bem posicionados no mercado e alcancem oportunidades promissoras. Para isso, é importante que eles tenham boas estratégias de comunicação, como o personal branding, que tem como objetivo gerenciar essa marca pessoal. Através dele, é possível consolidar um posicionamento coerente e desenvolver um relacionamento seguro entre o influenciador e suas comunidades, marcas e contratantes.

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Publicado

2023-12-08