PERFIL CONSUMIDOR DO MERCADO ERÓTICO: UMA PESQUISA EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO

Autores

  • Dárlen Prietsch Medeiros
  • Augusto Rodrigues Parada

Resumo

A questão central quando se trata de mercado erótico é que não se encontram muitos dados que permitam identificar e mensurar o perfil do seu público-alvo, e, consequentemente direcionar as estratégias de marketing para uma comunicação eficaz. A proposta é demonstrar o caminho para traçar o perfil do consumidor de artigos eróticos combinando conhecimentos obtidos em fontes diversificadas para tentar construir um possível perfil do público consumidor de artigos eróticos, destacando as lacunas que precisam ser preenchidas em pesquisas futuras.

Referências

ABDO, Camita. et al. Perfil sexual da população brasileira: resultados do Estudo do Comportamento Sexual (ECOS) do Brasileiro. Revista Brasileira de Medicina, v. 59, p. 250-257, 2002. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19449. Acesso em: 05 nov. 2022.

CAMPOS, Ivan Ferreira de (Org.). Fundamentos de gestão e marketing. Londrina: UNOPAR, 2014.

CENSO DO SEXO 22. Censo do Sexo. Disponível em: https://censodosexo.pantynova.com/ Acesso em: 10 set. 2022.

GRATÃO, Paulo. Mercado Erótico Triplica Numero De Empreendedores Na Pandemia. Pequenas empresas & grandes negócios. 2021.Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Negocios/noticia/2021/03/mercado-erotico-triplica-em-numero-de-empreendedores-na-pandemia.html Acesso em: 10 out. 2022.

HAWKINS, Del. Comportamento do Consumidor. Grupo GEN, 2018. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595152373/. Acesso em: 09 out. 2022.

IG. Maior consumidor de pornô no Brasil é jovem, da classe B e mora no Sudeste. 2019. Disponível em: https://gente.ig.com.br/sexo-tv/2019-01-22/sexy-hot-pesquisa.html. Acesso em: 09 out. 2022.

KOPKE, Úrsula. Neurociência aplicada ao comportamento do consumidor: Como o neuromarketing pode ajudar empresas a entender melhor os seus consumidores. Novas Edições Acadêmicas. 2019.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education. 2012.

KOTLER, Philip.; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2015.

KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555202458/. Acesso em: 09 nov. 2022.

LEME, Nancy R. KOTLER, Philip. Marketing social. São Paulo: Saraiva, 2020. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788571440319/. Acesso em: 21 out. 2022.

MERCADOEROTICO.ORG. Cartilha comercial para consultoras. 2011.Disponível em: https://www.mercadoerotico.org/wp-content/uploads/2020/12/cartilha-das-consultoras.pdf Acesso em: 10 ago. 2022.

_________. O mercado erótico e a pandemia. In: Fornecedores sexshop. 5 ed. 2022, p. 28 a 33. Disponível em: https://www.mercadoerotico.org/wp-content/uploads/2022/11/fornecedores-sexshop-5aedicao-2022.pdf Acesso em 08/09/2022.

_________. Pesquisa de mercado da Exclusiva Sex. In: Catálogo Fornecedores sexshop, 2022a, p. 41 a 43. Disponível em: https://www.mercadoerotico.org/catalogo-de-fornecedores-de-sex-shop-2022/. Acesso em: 13 set. 2022.

_________. Pesquisa Mapa Brasil Erótico. 2022b.Disponível em: https://www.mercadoerotico.org/resultados-do-mapa-do-brasil-erotico-2022/. Acesso em: 05 nov. 2022.

_________. Perfil do empreendedor do mercado erótico na pandemia. In: Fornecedores sexshop. 4 ed., 2022c, p. 43 a 49. Disponível em: https://www.mercadoerotico.org/wp-content/uploads/2022/09/fornecedores-sexshop-4aedicao.pdf. Acesso em: 08 set. 2022.

MESQUITA, Hugo. 2019 será ano de muitas fantasias sexuais e estas são as preferidas dos portugueses. Para eles. 2019. Disponível em: https://www.paraeles.pt/amor-e-sexo/2019-sera-ano-muitas-fantasias-estas-sao-as-preferidas-dos-portugueses/ Acesso em: 10 set. 2022.

MORAES, Paty. Censo do sexo revela preferência do parceiro pelo mesmo posicionamento político. Isto é. Disponível em: https://istoe.com.br/exclusivo-censo-do-sexo-revela-preferencia-por-parceiro-de-mesmo-posicionamento-politico/ Acesso em: 10 out. 2022.

PAIXÃO, Márcia Valéria. A influência do consumidor nas decisões de marketing. Curitiba: Ibpex, 2012.

SANTOS, Julianna. 6 fantasias eróticas reveladas em pesquisa americana. Mercado Erótico, 2018a. Disponível em: https://www.mercadoerotico.org/6-fantasias-eroticas-pesquisa/ Acesso em: 23 set. 2022a.

_________. Médico reforça a indicação de vibradores. Mercado Erótico, 2018b. Disponível em: https://www.mercadoerotico.org/medico-reforca-a-indicacao-de-vibradores/. Acesso em: 05 nov. 2022.

_________. Pesquisa Saúde e Bem Estar Sexual no Mercado Erótico. Mercado Erótico, 2022a. Disponível em: https://www.mercadoerotico.org/pesquisa-saude-e-bem-estar-sexual-no-mercado-erotico-2/. Acesso em: 10 out. 2022.

_________. Pesquisa Mapa Brasil Erótico. Mercado Erótico, 2022b. Disponível em: https://www.mercadoerotico.org/resultados-do-mapa-do-brasil-erotico-2022/. Acesso em: 05 nov. 2022.

SANTOS, Mirela Jeffman dos. Planejamento de Marketing: Uma Abordagem Prática. Curitiba: Appris, 2020.

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor. Grupo A, 2016. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582603680/. Acesso em: 12 set. 2022.

STATISTA. Tamanho do mercado de brinquedos sexuais em todo o mundo de 2016 a 2030. 2022. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/587109/size-of-the-global-sex-toy-market/. Acesso em: 13 out. 2020.

_________. Proporção de pessoas que possuem brinquedos sexuais nos Estados Unidos em 2022, por faixa etária. 2022a. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1305973/share-of-people-who-own-sex-toys-in-the-us. Acesso em: 13 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-10