DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO SETOR DE EVENTOS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EVENTOS NA REGIÃO DO VALE DOS SINOS-RS

Autores

  • Paula de Moura Kleinkauf
  • Marley de Almeida Tavares Rodrigues

Resumo

A pandemia do novo coronavírus forçou os profissionais do setor de eventos a parar de trabalhar, com as medidas restritivas adotadas pelo governo brasileiro o distanciamento social foi necessário, para evitar assim a proliferação do vírus. O setor de eventos foi um dos mais afetados, o primeiro setor que parou e o último que está voltando às atividades, os profissionais foram pegos de surpresa e enfrentaram muitos desafios no período. Desse modo, o presente artigo objetiva analisar os principais desafios e oportunidades dos profissionais que trabalham no setor de eventos durante a pandemia da Covid-19. Os dados foram coletados por meio de 12 entrevistas com profissionais da área, dentre eles, músicos, produtores de eventos e técnicos de som. Foi utilizada pesquisa exploratória, baseada em pesquisa qualitativa e análise de conteúdo.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PROMOTORES DE EVENTOS. ABRAPE. Disponível em: https://www.abrape.com.br. Acesso em: 11 de mar. de 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOS. ABEOC BRASIL. Dados do setor de eventos de 2019. 10 de dezembro de 2019. Disponível em: https://abeocpr.com.br/dados-do-setor-de-eventos-de-2019-abeoc-brasil/. Acesso em: 26 jun. 2021.

AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas do distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25suppl1/2423-2446/pt/. Acesso em: 26 abr. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

CZAJKOWSKI, Adriana; CZAJKOWSKI JÚNIOR, Sérgio. Eventos: uma estratégia baseada em experiências. 1º ed. Curitiba: Intersaberes, 2017.

FICK, Vanessa. Depoimento- Inovação digital e pandemia de covid-19: o case da CLAQ, plateia conectada. 2020. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/ricom/article/view/1885. Acesso em 27 abr. de 2021

FREITAS, André Ricardo Ribas et al. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ress/2020.v29n2/e2020119/. Acesso em: 15 abr. 2021.

GIACAGLIA, Maria Cecília. Gestão estratégica de eventos. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GUIDOLINI, Paulo Octavio da Silva e SILVA, Ruth Stein. Em meio a pandemia, arte! 2020. Disponível em: https://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:VZTQmeyTJWYJ:scholar.google.com/+em+meio+a+pandemia,+a+arte&hl=pt-BR&as_sdt=0,5. Acesso em: 10 mai. 2021.

MARCONDES, Guilherme. SANT’ANNA, Sabrina. Arte em tempos de pandemia: rotas para análise. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/5221. Acesso em: 25 de mai. 2021

MARTELLI, Anderson et al. Análise de metodologias para execução de pesquisas tecnológicas. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BASR/article/view/7974. Acesso em: 03 de jun. de 2021.

MELO, Juliane Cajiba et al. Marketing de Eventos: Desafios enfrentados por uma casa de eventos em Vitória da Conquista/BA no planejamento e organização de shows. 2018. Disponível em: http://www2.uesb.br/eventos/workshopdemarketing/wp-content/uploads/2018/10/VF-%5ELMarketing-de-Eventos-Desafios-enfrentados-por-uma-casa-de-eventos-em-VDC.pdf. Acesso em: 14 mai. 2021.

MORAES, Rodrigo Fracalossi de. Prevenindo Conflitos Sociais Violentos em Tempos de Pandemia: garantia da renda, manutenção da saúde mental e comunicação efetiva. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10091/1/BAPI_N22_COVID%2019_Artigo%203.pdf. Acesso em: 23 mai. 2021.

NAKANE, Andréa. Eventos Virtuais – Fato ou Tendência no Cenário Brasileiro. 2012. Disponível em: https://festivaldascataratas.com/wp-content/uploads/2014/01/4. Acesso em: 07 de mai. de 2021.

NEVES, Marília. A crise do entretenimento na pandemia: 350 mil eventos adiados ou cancelados e 90 bilhões perdidos. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2021/02/17/a-crise-do-entretenimento-na-pandemia-350-mil-eventos-adiados-ou-cancelados-e-r-90-milhoes-perdidos.ghtml. Acesso em: 08 mar. 2021.

NOGUEIRA, Camila Gomes et al. Planejamento de eventos. 2019. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556900681/cfi/0!/4/4@0.00:0.00. Acesso em: 11 mai. 2021.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. PAHO. Covid 19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 10 de mar. de 2021.

RÊGO, Gildygleide Cruz de Brito. Turismo de eventos e Covid-19: aportes dos protocolos de segurança e estratégias para a retomada do setor. 2020. Disponível em: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/12183. Acesso em: 28 de abr. de 2021.

SOUZA JÚNIOR, João Henrique de Souza et al. “#Fiqueemcasa e cante comigo”: Estratégia de entretenimento musical durante a pandemia de Covid19 no Brasil.2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Fiqueemcasa. Acesso em: 18 de mar. 2021.

SUS Analítico. Disponível em: https://qsprod.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html. Acesso em: 11 de mar. de 2021.

Downloads

Publicado

2023-02-10