ESTUDO SOBRE A CULTURA DE CANCELAMENTO NAS REDES SOCIAIS: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA PRESERVAÇÃO DA IMAGEM PÚBLICA

Autores

  • Paula Fagundes da Costa
  • Andréia Silveira Athaydes

Resumo

Uma pessoa cancelada significa que ela fez ou disse algo errado e que não é tolerado, independente se está relacionado ou não com uma pauta ética e social relevante. Logo, a temática abordada neste artigo ganha importância por demonstrar a necessidade de artistas contarem com uma ativa assessoria de comunicação e de imagem, destacando o papel das relações públicas na gestão da imagem em casos de cancelamento nas redes sociais. Para esse estudo, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo exploratório descritivo, com o método de estudo de caso. Para a coleta e a análise de dados, a Teoria Fundamentada (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011) foi a sua base. Conclui-se que, as celebridades analisadas não possuem um relacionamento empático e constante com seus públicos e, portanto, sendo o profissional de Relações Públicas, através das estratégias, o responsável por estabelecer e manter vínculos de interesse com os públicos, ele pode colaborar para evitar o cancelamento entre personalidades e seus seguidores nas redes sociais.

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Publicado

2023-02-10