ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL DAS FRANQUIAS NA BUSCA POR INVESTIDORES: CALÇADISTAS DA REGIÃO DO PARANHANA

Autores

  • Jéssica Andressa Ulrich
  • Eduardo Zilles Borba

Resumo

De um modo geral, para buscar parceiros ou investidores, as redes de franquias optam por divulgar sua marca em meios tradicionais, como feiras e eventos. No entanto, este artigo se propõe a olhar para um recente movimento deste segmento, no qual essas redes passam a migrar suas estratégias de comunicação para plataformas on-line, numa tentativa de expandir seus negócios ou, simplesmente, sobreviver num mercado de elevada concorrência. Dentro dessa temática, nos interessa olhar para tais movimentações das redes de franquias calçadistas situadas na região do Paranhana, no sentido de investigar como elas utilizam os ambientes digitais para a expansão de suas lojas. Para tal, optou-se por utilizar uma pesquisa exploratória e descritiva, de caráter qualitativo, no sentido de explorar as práticas de comunicação de duas empresas tradicionais na região: Usaflex e Jorge Bischoff, ambas relacionadas com o segmento de calçados femininos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas em profundidade, através de videoconferência on-line, com gerentes de comunicação ou relacionamento com os franqueados da empresa. A análise dos dados foi baseada na técnica de análise do conteúdo, no sentido de criar categorias de análises que apoiassem a identificação de particularidades ou semelhanças nas ações de comunicação de ambas empresas.

Referências

ABF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO FRANCHISING. Desempenho do Franchising Brasileiro. 2019. Disponível em: <https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/>. Acesso em 05 de mai., 2021.

BRAGA, Gabriela; COELHO, Mariana. Marketing Digital: estratégias de blogueiras de moda. Marketing & Tourism Review, Belo Horizonte, v.3, n.2, p.1-20, 2018.

BROCHADO, Samara. A comunicação da marca e a relação estabelecida com os consumidores através da internet. (Dissertação de Mestrado). Universidade Fernando Pessoa: Porto, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10284/1048>. Acesso em 05 de jun.; 2021.

CHERTO, Marcelo. Franchising: revolução no marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 1988.

DAHAD, Sônia. Entendendo Franchising: uma alternativa eficaz para o pequeno e médio empreendedor. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

DIAS, Sergio. Gestão de Marketing. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

FAUSTINO, Paulo. Marketing Digital na Prática. São Paulo: DVS Editora, 2019.

FEIJÓ, Valéria. Branding Digital: o desafio das marcas na atualidade. (Online). 2012. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-0033-1.pdf>. Acesso em: 15 de jun., 2021.

GIGLIOTTI, Batista. Funcionamento do Sistema de Franchising. In: MELO, P.; ANDREASSI, T. (Orgs). Franquias Brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. Cengage Learning, p.1-23, 2012.

GIL, Antonio. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

JUNIOR, Achiles; AZEVEDO, Ney. Marketing Digital. Curitiba: Intersaberes, 2015.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson, 2015.

LAMBIN, Jean. Marketing Estratégico. Lisboa: McGraw Hill, 2000.

MOREIRA, Helen; PATRIOTA, Karla. O uso da Internet para criar interação, relacionamento e experiências com a marca. (Online). 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/sis/2010/resumos/R5-2668-1.pdf>. Acesso em 10 de jun.; 2021.

REDECKER, A. C. Franquia Empresarial. São Paulo: Memória Jurídica, 2002.

RIBEIRO, Adir; GALHARDO, Maurício; MARCHI, Leonardo; IMPERATORE, Luís. Gestão Estratégica do Franchising: como construir redes de franquias de sucesso. São Paulo: DVS, 2013.

RUBIN, Peter. The theory of the firm the structure of the franchise contract. Journal of Law and Economics, [S.l], v.21, n.1, 1978.

SANTINE, Denis; GARCIA, Filomena. Marketing Para Franquias: as melhores práticas para franqueadores e franqueados. São Paulo: Saraiva, 2011.

SANTOS, Felipe. Marketing na Era Digital: análise da marca Chico Rei. (Online). 2014. Disponível em: <https://www.ufjf.br/facom/files/2014/03/Marketing-na-Era-Digital.pdf>. Acesso em 06 de mai., 2021.

SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: Edições UFP, 2006.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital: tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

VAZ, Conrado. Os 8P’s do Marketing Digital: o guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011.

ZILLES BORBA, Eduardo; ZUFFO, Marcelo. Paradigmas da Interação Humano-Máquina em Dispositivos de Realidade Virtual. I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 2016. Disponível em: <http://ezb.com.br/wpcontent/uploads/2017/04/Paradigmas_humanomaquina.pdf>. Acesso em 20 de mai., 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-14