ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL DAS FRANQUIAS NA BUSCA POR INVESTIDORES: CALÇADISTAS DA REGIÃO DO PARANHANA

Autores

  • Jéssica Andressa Ulrich
  • Eduardo Zilles Borba

Resumo

De um modo geral, para buscar parceiros ou investidores, as redes de franquias optam por divulgar sua marca em meios tradicionais, como feiras e eventos. No entanto, este artigo se propõe a olhar para um recente movimento deste segmento, no qual essas redes passam a migrar suas estratégias de comunicação para plataformas on-line, numa tentativa de expandir seus negócios ou, simplesmente, sobreviver num mercado de elevada concorrência. Dentro dessa temática, nos interessa olhar para tais movimentações das redes de franquias calçadistas situadas na região do Paranhana, no sentido de investigar como elas utilizam os ambientes digitais para a expansão de suas lojas. Para tal, optou-se por utilizar uma pesquisa exploratória e descritiva, de caráter qualitativo, no sentido de explorar as práticas de comunicação de duas empresas tradicionais na região: Usaflex e Jorge Bischoff, ambas relacionadas com o segmento de calçados femininos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas em profundidade, através de videoconferência on-line, com gerentes de comunicação ou relacionamento com os franqueados da empresa. A análise dos dados foi baseada na técnica de análise do conteúdo, no sentido de criar categorias de análises que apoiassem a identificação de particularidades ou semelhanças nas ações de comunicação de ambas empresas.

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos