A COMUNICAÇÃO INTERNA NO GERENCIAMENTO DE CONFLITOS DE RELACIONAMENTO ENTRE GERAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

Autores

  • Caroline Ribeiro
  • Analu Schmitz Horlle

Resumo

Conflitos de gerações no ambiente de trabalho são cada vez mais frequentes, pois com o crescimento populacional e o aumento da expectativa de vida, as pessoas estão passando mais tempo dentro das empresas. O tema desta monografia é a comunicação interna no gerenciamento dos conflitos de relacionamento entre gerações no ambiente de trabalho e tem como objetivo analisar a importância da comunicação interna no gerenciamento de conflitos de relacionamento no ambiente de trabalho entre as gerações X, Y, Z e Baby Boomers em duas organizações do Vale do Paranhana. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos na seguinte sequência: pesquisa bibliográfica, estudo de caso com observação não participante e análise de conteúdo. A análise foi realizada de forma qualitativa e quantitativa, visando relacionar a comunicação interna como ferramenta de prevenção e mediação de conflitos entre gerações. Como resultado conclui-se que existem conflitos de relacionamento entre colaboradores das organizações estudadas e que uma parte de tais conflitos são causados por pessoas de gerações diferentes e ainda, a comunicação interna não é desenvolvida de forma adequada para gerenciar esses

Referências

ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Curso de Relações Públicas: Relações com os diferentes públicos. São Paulo: Pioneira, 2003.

ANGELONI, Maria Terezinha. Comunicação nas organizações da era do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2010.

ARGENTI, Paul L. Comunicação Empresarial: A construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Pretice Hall, 2004.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.

CARRARA, Tânia Maria Paiva, Simone Costa NUNES, e Amyra Moyzes SARSUR. Retenção de Talentos de Diversas Gerações em um mesmo Contexto Organizacional. Novembro de 2013. Disponível em <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR55.pdf> (acesso em 05 de Maio de 2018).

CESCA, Cleuza G. Gimenes (org.). Relações Públicas e suas interfaces. São Paulo: Summus, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: O capital humano das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de comunicação interna: nós, as pessoas, fazemos a diferença. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.

COSTA, Daniel. Endomarketing inteligente: A empresa pensada de dentro para fora. Porto Alegre: Dublinense, 2010.

CRESCITELLI, Edson. A importância do público interno na comunicação de marketing. 2005. Disponível em

<http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_15/_edson_crescitelli.pdf> (acesso em 02 de Maio de 2018). CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação interna e cultura organizacional. Brasilia: Casa das Musas, 2012.

DUARTE, Jorge, e Antônio (Org.) BARROS. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2010.

FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégia. São Paulo: Summus, 2003.

FRANÇA, Fábio. Públicos: Como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2004.

FRANÇA, Fábio, e Gutemberg LEITE. A comunicação como estratégia de Recursos Humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org). Gestão estratégica em comunicação organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008.

LAS CASAS, Alexandre (coord.). Novos rumos da administração. Petrópolis: Vozes, 1999.

MARCHIORI, Marlene (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010.

NETO, Belmiro Ribeiroda Silva (Coord.). Comunicação Corporativa e reputação: Construção e defesa da imagem favorável. São Paulo: Saraiva, 2010.

OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: Ser potencial ou ser talentoso? Faça por merecer. São Paulo: Integrare, 2011.

_______. Gerações: Encontros, desencontros e novas perspectivas. São Paulo: Integrare Editora, 2016.

_______. Jovens para sempre: Como entender os conflitos de gerações. São Paulo: Integrare Editora, 2012.

PENA, Felipe Gouvêa. Martins, Talita Soares. Baby Boomers, X e Y: diferentes gerações "coexistindo" nos ambientes organizacionais. 2015. Disponível em <http://blog.newtonpaiva.br/pos/wp-content/uploads/2015/06/E10-ADM-01.pdf> (acesso em 05 de Maio de 2018).

RAZZOLINI FILHO, Edelvino. Logística: evolução na administração - desempenho e flexibilidade. Curitiba: Juruá, 2014.

TOMASI, Carolina. MEDEIROS, João Bosco. Comunicação empresarial. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2019-11-06