COMUNICAÇÃO E AGRONEGÓCIO: UM OLHAR SOBRE A COMUNICAÇÃO JUNTO AOS PRODUTORES RURAIS NA COOPERATIVA DE CRÉDITO SICOOB ECOCREDI

Autores

  • Betânia Bloedorn
  • Vera Elisabeth Damasceno Correa

Resumo

O presente artigo aborda a comunicação no cenário do agronegócio, tendo por objetivo identificar as principais estratégias de comunicação mercadológica utilizadas junto ao produtor rural na Cooperativa de Crédito Sicoob Ecocredi. Da mesma forma, o artigo se propõe a mapear os instrumentos de comunicação utilizados; apresentar um panorama da comunicação que vem sendo trabalhado com o público do agronegócio; e, por fim, refletir se os instrumentos utilizados atingem os objetivos da comunicação. Os procedimentos metodológicos adotados para o alcance dos objetivos fundamentaram-se no estudo exploratório com caráter qualitativo por meio do método de estudo de caso e revisão bibliográfica. Para a análise dos materiais coletados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, com as categorias inspiradas nos objetivos da comunicação definidos Yanaze (2011) e que serviram de conceitos norteadores para as considerações finais. Por meio do estudo foi possível correlacionar comunicação e cooperativismo com agronegócio e demonstrar que os conceitos convergem para a mesma ideia: relacionamento. O artigo também apresenta as fragilidades da comunicação mercadológica frente aos produtores rurais e revela que as estratégicas de comunicação existentes hoje podem não estar sendo as mais assertivas e eficazes. Por fim, este estudo possibilitou um olhar e uma reflexão sobre o atual posicionamento da Cooperativa de Crédito Sicoob Ecocredi frente ao produtor rural.

Referências

ARAUJO, N. B. de; WEDEKIN, I.; PINAZZA, L. A. Complexo agroindustrial: o "agribusiness" brasileiro. São Paulo: Suma Econômica, 1990.

ARAÚJO, J. Fundamentos de Agronegócio. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. O que é cooperativa de crédito? (Online). Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/coopcred.asp>. Acesso em: 30 Ago.2016.

CAMPOS, A. Cooperativas têm participação recorde no crédito. Disponível em: <http://cooperativismodecredito.coop.br/2017/09/cooperativas-tem-participacao-recorde-no-credito-por-alvaro-campos>. Acesso em: 20 Jan. 2018.

CRÚZIO, H. Como organizar e administrar uma Cooperativa. 4ª Edição. Rio de Janeiro. Editora FGV, 2005.

ECOCREDI. Cooperativa de Crédito Sicoob Ecocredi. (Online). Disponível em: <http://www.ecocredi.com.br>. Acesso em: 28 Set. 2017.

JÚNIOR, W. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2008. p.280-304

KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo: Atlas, 1978

KOTLER, P. ARMSTRON, Gary. Princípios de Marketing. 15ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS (OCB). Cooperativismo: forma ideal de organização. (Online). Disponível em: <http://www.ocb.org.br/site/cooperativismo/index.asp>. Acesso em: 30 Ago. 2016.

PARÉ, A. Intercooperação: a formação de redes flexíveis como estratégia competitiva inteligente. Porto Alegre: Sescoop/RS, 2009.

SANTOS, M. O financiamento do agronegócio e a responsabilidade dos agentes financeiros nos impactos ambientais. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1 2133>. Acesso em: 26 Set. 2017.

YANAZE, M. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2011.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi- 2ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2019-11-06