COMUNICAÇÃO E AGRONEGÓCIO: UM OLHAR SOBRE A COMUNICAÇÃO JUNTO AOS PRODUTORES RURAIS NA COOPERATIVA DE CRÉDITO SICOOB ECOCREDI

Betânia Bloedorn, Vera Elisabeth Damasceno Correa

Resumo


O presente artigo aborda a comunicação no cenário do agronegócio, tendo por objetivo identificar as principais estratégias de comunicação mercadológica utilizadas junto ao produtor rural na Cooperativa de Crédito Sicoob Ecocredi. Da mesma forma, o artigo se propõe a mapear os instrumentos de comunicação utilizados; apresentar um panorama da comunicação que vem sendo trabalhado com o público do agronegócio; e, por fim, refletir se os instrumentos utilizados atingem os objetivos da comunicação. Os procedimentos metodológicos adotados para o alcance dos objetivos fundamentaram-se no estudo exploratório com caráter qualitativo por meio do método de estudo de caso e revisão bibliográfica. Para a análise dos materiais coletados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, com as categorias inspiradas nos objetivos da comunicação definidos Yanaze (2011) e que serviram de conceitos norteadores para as considerações finais. Por meio do estudo foi possível correlacionar comunicação e cooperativismo com agronegócio e demonstrar que os conceitos convergem para a mesma ideia: relacionamento. O artigo também apresenta as fragilidades da comunicação mercadológica frente aos produtores rurais e revela que as estratégicas de comunicação existentes hoje podem não estar sendo as mais assertivas e eficazes. Por fim, este estudo possibilitou um olhar e uma reflexão sobre o atual posicionamento da Cooperativa de Crédito Sicoob Ecocredi frente ao produtor rural.

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