ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTOS DAS MARCAS COM OS CONSUMIDORES EM PLATAFORMAS DIGITAIS: UM ESTUDO DA MARCA QUERO DOBRA NO INSTAGRAM.

Autores

  • Daiane Caroline Dahmer
  • Taís Vieira Pereira

Resumo

Atualmente torna-se importante para as empresas elaborarem estratégias de interação mais próximas com seus clientes. Para tanto, é necessário compreender o comportamento do consumidor no ambiente on-line, bem como, quais são os fatores que estes consideram nas decisões de compra. Este estudo tem como objetivo analisar, a partir das publicações da Quero Dobra no Instagram, quais as estratégias de relacionamento usadas pela marca para interagir com os consumidores nesta rede social. Para atender o objetivo, a pesquisa buscou verificar de que forma o marketing de relacionamento apoia as marcas na construção de interações com os consumidores; analisou os conteúdos das publicações da marca Quero Dobra que mais interagem com os consumidores; e investigou o relacionamento da marca com os consumidores no ambiente on-line. O método utilizado compreendeu uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, elaborada a partir de pesquisas bibliográfica e documental on-line e de um estudo de caso. A coleta de dados consistiu em uma entrevista com os sócios da Quero Dobra e em uma observação não participante das postagens na página do Instagram, seguida de uma análise de conteúdo.

Referências

AGUIAR, Adriana. Instagram: saiba tudo sobre esta rede social. 2016. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/instagram/#historia>. Acesso em: 15 de out. 2018.

FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica business relationship. 2. ed. São Caetano do Sul. Difusão Editorial do Livro, 2008.

G1. Instagram tem 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões por dia. 2017. Disponível em: < https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/instagram-tem-800-milhoes-de-usuarios-ativos-por-mes-e-500-milhoes-por-dia.ghtml>. Acesso em: 21 de out. 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOL. Revista Gol. 2018. Disponível em: <https://www.voegol.com.br/pt/servicos-site/Magazine/_GOL192_COMPLETA2.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2018

GORDON, Ian. Marketing de Relacionamento: Estratégias, Técnicas e Tecnologias para Conquistar Clientes e Mantê-los para Sempre. 5. ed. São Paulo: Futura, 2002.

GRUNIG, James E.; FERRARI, Maia Aparecida; FRANÇA, Fábio. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. 2. ed. São Paulo: Difusão, 2011.

GUMMESSON, Evert. Marketing de Relacionamento Total. 3. ed. Porto Alegre: Artemed, 2010.

INSTAGRAM. @querodobra. Disponível em: <https://www.instagram.com/querodobra/>. Acesso em: 04 nov. 2018.

JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1968.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LOPES, Herbert. A preparação das empresas para a prática do marketing de relacionamento. 2008. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/marketing-de-relacionamento/11101/>. Acesso em: 13 out. 2018.

MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM: O que todas as empresas brasileiras devem fazer para conquistar, reter e encantar seus clientes. 2. ed. São Paulo. Atlas, 2010.

MASSENA, Guilherme. A gente sempre quis mudar o mundo. Disponível em: <https://querodobra.com.br/blog/a-gente-sempre-quis-mudar-o-mundo/>. Acesso em: 30 out. 2018.

PAIXÃO, Marcia Valéria. A influência do Consumidor nas decisões de Marketing. 1.ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RECUERO, Raquel da Cunha. Redes Sociais na Internet. 2. ed. Porto Alegre: Meridional, 2009.

______. A conversação em rede: Comunicação mediana pelo Computador e Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.

ROBBINS, S. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SETTI, Rennan. Saiba como o Facebook se tornou um gigante de 2,3 bilhões de usuários. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/saiba-como-facebook-se-tornou-um-gigante-de-23-bilhoes-usuarios-22511806>. Acesso em: 22 mai. 2018.

SILVA, Fábio Gomes; ZAMBON, Marcelo Socorro. Gestão do Relacionamento com o Cliente. 3.ed. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2016.

SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 5. ed. São Paulo: Artmed, 2006.

TERPINS, Luiza. Não pesa no bolso. 2018. Disponível em: <https://medium.com/maiscervejanotrabalho/não-pesa-no-bolso-74a17e8b7bdd>. Acesso em: 18 mar. 2018.

TERRA, Ernani. Linguagem, língua e fala. São Paulo: Scipione, 2001.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma perspectiva para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2002.

VANOYE, Francis. Usos da linguagem: Problemas e técnicas na produção oral e escrita. 12, ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VILICIC, Filipe. O clique de 1 bilhão de dólares: A incrível história do brasileiro Mike Krieger, fundador do Instagram. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.

VITTE, Camila Oste Delgado. Linguagem e Interação: Construindo saberes nos diálogos do contexto da sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação) Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Americana, 2009. Disponível em: <http://unisal.br/wp-content/uploads/2013/04/Dissertação_Camila-Oste-Delgado-Vitte.pdf>. Acesso em: 31 maio 2018.

ZENONE, Luiz Claudio. Marketing de relacionamento: Tecnologia, Processos e Pessoas.1 ed. São Paulo: Atlas S.A, 2010.

Downloads

Publicado

2019-11-06