ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO UTILIZADAS EM E-COMMERCE PELAS INDÚSTRIAS CALÇADISTAS DO VALE DO PARANHANA

Jéssica Liana Petry, Augusto Rodrigues Parada

Resumo


A presente monografia realizou um estudo exploratório, bibliográfico, qualitativo e não participativo. Visou-se observar e identificar estratégias de relacionamento utilizadas nos canais de e-commerce das indústrias calçadistas do Vale do Paranhana, a fim de entender linguagens utilizadas, interações e expressões que identificam potenciais de relacionamento nos canais. Portanto, para o desenvolvimento do trabalho, foram analisadas as marcas Cecconello, Jorge Bischoff e Piccadilly, cujas empresas já oferecem plataformas de e-commerce aos seus clientes, acompanhando as tendências de mercado e o crescimento do número de consumidores adeptos às compras on-line. Dessa forma, este estudo também retrata aspectos que envolvem temas como cultura digital, marketing de relacionamento e o cenário econômico do setor no mercado brasileiro, embasando a importância das estratégias e dos resultados descobertos por este trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BACON, Jono. A arte das Comunidades Virtuais. São Paulo: Novatec editora, 2010.

BARRETO, Iná Futino; CRESCITELLI, Edson. Marketing de relacionamento: como implantar e avaliar resultados. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2013. Disponível em:.Acesso em: 24 maio 2018.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

COSTA, Rogério da. A Cultura Digital. São Paulo: Publifolha, 2003.

FRANÇA, Sandra Helena Abrahão; SIQUEIRA, João Paulo Lara de. Varejo Virtual – Uma nova forma de relacionamento com o consumidor. 2003. Disponível em:

JÚNIOR, Achiles Batista Ferreira; AZEVEDO, Ney Queiroz de. Marketing digital: uma análise do mercado 3.0. Curitiba: InterSaberes, 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2018.

JUNIOR, José Murilo Carvalho. Por uma cultura digital participativa. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN (Orgs.). Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. p. 9-12.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing de crescimento: estratégias para conquistar mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo. Ed. 34, 1996.

LIMA, Agnaldo. Como conquistar, fidelizar e recuperar clientes: gestão do relacionamento. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-Marketing. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2014.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

REVISTA EXAME. Agência Brasil, 2017. Disponível em: https://exame.abril.com.br/ tecnologia/brasil-e-o-4o-pais-em-numero-de-usuarios-de-internet/. Acesso em: 07 maio 2018.

ROCA, Ricardo; SZABO, Viviane. Gestão do relacionamento com o cliente. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2015. Disponível em: . Acesso em: 24 maio 2018.

SAAD, Beth. Estratégia 2.0 para a mídia digital: internet, informação e comunicação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.

SANTOS, Adriane Schimainski dos. Marketing de Relacionamento. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2018.

TERRA, Carolina Frazon. Blogs corporativos: modismo ou tendência? São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008.

TURBAN, Efraim. et al.Tecnologia da Informação para Gestão. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

VIANA, Francisco. De cara com a mídia / Comunicação corporativa, relacionamento e cidadania. São Paulo/SP: Negócio Editora, 2001.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. 2.ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.