Da teoria à prática: as habilidades e competências de Relações Públicas aplicadas ao desenvolvimento de liderança
Resumo
As práticas de Relações Públicas estão cada dia mais presentes nas organizações, seja por meio da visão estratégica que o mercado e consumidores exigem, seja pela postura de gestores que as representa. O tema deste artigo é voltado para as habilidades e competências das RP, com objetivo de identifica-las e relaciona-las, partir de entrevistas com cinco profissionais da área. Assim, buscou-se analisar quais as vivências profissionais desses entrevistados que estão associadas às habilidades e competências da profissão de Relações Públicas. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizou-se o levantamento bibliográfico e, em seguida, se aplicaram entrevista em profundidade. A análise ocorreu de forma qualitativa, num exercício de análise do discurso e categorização dos subtemas relacionados ao problema de pesquisa. Em suma, o estudo visa relacionar as atividades de Relações Públicas ao desenvolvimento de lideranças nas organizações.Referências
BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
COLLIS, Jil. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação– 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DUTRA, Joel Souza (org.). Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2001.
FRANÇA, Fabio. Públicos: Como identifica-los em nova visão estratégica. São Paulo: Dirce Laplaca Viana, 3 ed. 2012.
GRUNIG, James; HUNT, Todd. Managing public relations. New York: Holt, Rinehartand Winston., 550 p, 2003.
GRUNIG, James E. A função das Relações Públicas na administração e sua contribuição para a efetividade organizacional e societal. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom –Umesp, a. 24, n. 39, p. 67-92, 1º sem. 2003.
GRUNIG, James E.; HUNT, Todd. Managing public relations. Nova York: Holt, Rinehart & Winston, 1984.
HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança de O monge e o Executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010. Disponível em:<http://www.famescbji.edu.br/famescbji/biblioteca/livros_adm/Livro%20de%20 Metodologia%20da%20Pesquisa%20-%202010.pdf>. Acesso em: 14mai.2017.
KOTLER, Phillip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura,1999.
KUNSCH, Margarida. M. Krohling Planejamento das relações públicas na comunicação integrada, 4. ed 1996.
KUNSCH, Margarida. Planejamento de Relações Públicas na comunicação Integrada. .S ão Paulo: Summus, ,2003.
KUNSCH, Margarida. M. Krohling. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
KUNSCH, Margarida. Relações Públicas na gestão estratégica da Comunicação Integrada nas organizações. In: Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Obtendo resultados com Relações Públicas. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning., 2011.
LATTIMORE, Dan. Relações Públicas: Profissão e prática. Porto Alegre: AMGH, 3 ed. 2012.
MORIN, Edgar. Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Elóa Jaconina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertranda Brasil, 2003.
NETO, Silvestre Prado de Souza; CALVOSA, Marcello Vinicius Doria. As competências de liderança: atributos e práticas do líder do século XXI, uma pesquisa quantitativa. Rio de Janeiro: Revista de Administração da UNIMEP, 2006.
NETO, Manoel Marcondes Machado Neto. 4 Rs das Relações Públicas Plenas: Proposta conceitual e Prática para a transparência nos negócios. Rio de Janeiro: Ciência moderna ltda, 2015.
OLIVEIRA, Sidnei. Gerção Y: o nascimento de uma nova geração de líderes. São Paulo: Integrare, 2010.
PENTEADO, Roberto Whitaker. Relações públicas nas empresas modernas. Biblioteca Pioneira de administração e negócios. 4ed. São Paulo: Pioneira, 1989.
PERUZZO, Cecília Krohling. Relações Públicas no Modo de Produção Capitalista. 2 ed. São Paulo: Summus, 1986.
RÉVILLION, Anya Sartori Piatnicki. A utilização de pesquisas exploratórias na área de marketing. 2003. Disponível em: <http://eduem.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/ 26692/14330>. Acesso em: 14 mai. 2017.
SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função crítica. São Paulo: Summus, 1995
TAPSCOTT, Don. A hora da Geração Digital. Rio de Janeiro: Agir, 2010.
TYLOR, Edward. The origins of culture: part I of primitive culture. Nova York: Harper Torchbook, 1958.