A comunicação interna como ferramenta para motivação e engajamento dos colaboradores do Alpen Park – Canela/RS

Autores

  • Vanessa dos Santos Rottmann
  • Vera Damasceno Correa

Resumo

O presente trabalho busca analisar de que forma a comunicação interna contribui para motivar e engajar os colaboradores de uma organização. Como estratégia metodológica, adotou-se a pesquisa em profundidade com as lideranças do Alpen Park e uma pesquisa quantitativa em formato de questionário para os colaboradores. Os dados apresentados na pesquisa apontam informações muito interessantes quanto à visão das lideranças do parque referente à comunicação e à percepção dos funcionários sobre o assunto. O presente estudo avalia de que forma a comunicação interna é efetuada, a fim de compreender como o público interno percebe esses esforços.

Referências

ALMEIDA, Sérgio. Ah! Eu não acredito!: como cativar o cliente através de um fantástico atendimento. Salvador: Casa da Qualidade, 2001.

ARGENTI, Paul P. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Desenvolvimento de recursos humanos: uma estratégia de desenvolvimento organizacional. São Paulo: Atlas, 1997.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação. São Paulo: Atlas, 1986.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. BUENO, Wilson C. Comunicação na era da qualidade. São Paulo: Comtexto, 1995.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2004a.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004b.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: como transformar gerentes em gestores de pessoas. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

COSTA, Daniel. Endomarketing inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. Porto Alegre: Dublinense, 2012.

COSTA, Daniel. Formar colaboradores engajados é o desafio das empresas. Porto Alegre: ConsumidorRS, 2013. Disponível em: <http://consumidorrs.com.br/2013/inicial.php?case=2&idnot=28040>. Acesso em: 23 maio 2016.

CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uirá. Metodologia científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2003.

DEWES, Fernando. Comportamento organizacional: temas selecionados. Taquara: FACCAT, 2007.

DIEHL, Astor Antonio. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 12. reimp. São Paulo: Atlas, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995.

GOMES, Maria Tereza. Será que você é um líder?. Você S.A., São Paulo, n. 1, p. 49-57, abr. 1998.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTTER, Philip. Afinal, o que fazem os líderes: a nova face do poder e da estratégia. São Paulo: Campus, 2000.

KUNSCH, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Sammus, 2003.

KUNSCH, Margarida. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. 3. ed. São Paulo: Summus, 1997.

LIMA, Manolita Correa. Monografia a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.

MARCHESI, Amauri. Comunicação interna: fator humano como diferencial competitivo. In: NASSAR, Paulo (Org.). Comunicação interna: a força das empresas. São Paulo: Aberje, 2005.

MARCHIORI, Marlene Regina (Org.). Comunicação em interface com cultura. São Caetano do Sul: Difusão, 2013.

MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MONTANA, Patrick J; CHARNOV, Bruce H. Teorias motivacionais. São Paulo: Saraiva, 2003.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7- 32, dez. 1999.

NASSAR, Paulo. et al. Comunicação interna: a força das empresas. São Paulo: Aberje, 2005.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administração FEA-USP, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, jul./dez. 1996.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: perspectivas para o campo da etnomusicologia. Claves: Revista do Programa de Pós-Graduação em Musica da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, n. 2, p. 87-98. 2006.

ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SCHAUFELI, Wilmar; DIJKSTRA, Pieternel; VAZQUEZ, Ana Cláudia. Engajamento no trabalho. Nós em Rede, v. 1, n. 5, jun./jul. 2012.

SCHULER, Maria (Coord.). Comunicação estratégica. São Paulo: Atlas, 2004.

SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Best Seller, 1998.

TAVARES, Mauricio. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação: organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

YANAZE, MitsuruHiguchi. Gestão de marketing e comunicação. São Paulo: Saraiva, 2007.

YANAZE, Mitsuru Higuchi. Relações públicas e marketing. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Org.). Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997.

Downloads

Publicado

2018-10-31