Cinema na escola: a alteridade em primeiro plano
Resumo
As plataformas digitais de comunicação e de entretenimento, sobretudo as plataformas de streaming, vêm produzindo narrativas e imagens as quais comumente compreendem o outro como representação, como reprodução de um idêntico. Na interlocução com estudos que colocam a alteridade como eixo central da experiência com o cinema, este texto versa sobre a aproximação entre escola e arte cinematográfica, tendo como objetivo friccionar conceitos dos campos da filosofia, da arte e da educação. Alicerçada na pesquisa qualitativa, circunscrita pelas experiências no/com o cotidiano escolar, pretendo encorajar práticas pedagógicas cinematográficas na escola que potencializem encontros com o outro. A partir do agenciamento teórico-prático como professora-pesquisadora, os resultados sugerem que o cinema na escola, na perspectiva da alteridade, possibilita uma experiência radical com o outro. Nota-se, no encontro potente entre o “eu” e o “outro”, a afetação dos/as estudantes por uma obra artístico-cultural. Percebe-se, portanto, um mergulho pujante em um universo composto por uma multiplicidade de pessoas, histórias, memórias, territórios e afetos.
Palavras-chave: Alteridade; Cinema; Escola.
Referências
BERGALA, A. A hipótese-cinema: Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE -FE/UFRJ, 2008.
BERTI, A. O. (2015). Reflexões pedagógicas sobre o cinema. In: Revista De Educação PUC-Campinas, Campinas, 2015, 20(1), 41–49. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2942. Acesso em 20 de jul. 2025.
DELEUZE, G. O ato de criação. Palestra de 1987. Edição brasileira: Folha de São Paulo, 27/06/1999. Tradução: José Marcos Macedo. Disponível em < https://ladcor.wordpress.com/textos-de-apoio/>. Acesso em 22 de julho de 2025.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Tradução: Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
DERRIDA, J. Espectros de Marx. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1994.
DUQUE-ESTRADA, P.C. (Org.) Espectros de Derrida. Rio de Janeiro: NAU Editora: Ed. PUC-Rio, 2008.
FRESQUET, A. Cinema e Educação: reflexões e experiências com professores de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
GALLO, S. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense, 2008.
HADDOCK-LOBO, R. Percursos do outro: ontologia, ética e desconstrução. In: DUQUE-ESTRADA, Paulo César. (Org.) Espectros de Derrida. Rio de Janeiro: NAU Editora: Ed. PUC-Rio, 2008.
LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n. 2, p.4-27, julho/dezembro. 2011. https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444 . Acesso em 10 de jul. 2025.
MIGLIORIN, C. Posfácio: Cinema e escola, sob o risco da democracia. In: Revista de Educação Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 5, n. 9. - janeiro/julho 2010. https://doi.org/10.20500/rce.v5i9.1604. Acesso em 10 de jun. 2025.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo. Ed. 34, 2 edição, 2009.
RANCIÈRE, J. O Destino das Imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.