Interdisciplinaridade e complexidade no ensino de língua inglesa na Amazônia

desafios e impactos

Autores

Resumo

Este artigo analisa os desafios e impactos da interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa na região amazônica, destacando a formação docente, as barreiras institucionais e os efeitos educacionais. Com base em uma abordagem qualitativa, foram analisadas as respostas de 16 professores de Belém (Pará - Brasil), revelando lacunas na formação inicial e continuada, dificuldades relacionadas à carga horária, apoio institucional e infraestrutura. Observou-se que práticas interdisciplinares bem-sucedidas aumentam o engajamento discente, promovem a consciência social e integram saberes locais ao ensino de línguas. Fundamentado em Morin (complexidade), Freire (educação crítica) e Coyle (CLIL), o estudo propõe a adoção de abordagens curriculares integradoras e contextualizadas como caminhos para superar a fragmentação disciplinar e valorizar a diversidade amazônica. Conclui-se que a interdisciplinaridade, se situada nas realidades locais, pode transformar o ensino de inglês em uma prática emancipatória e de fortalecimento identitário.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ensino de língua inglesa; Amazônia Paraense; Formação docente; Complexidade.

Biografia do Autor

Eliene Botelho Monteiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (UFPA).

Fabiana Sena da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Marcio Raiol, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando como docente no Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Educação Básica (NEB/UFPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA). Atua junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Complexidade, Currículo Pós-Crítico, Inovação e Práticas Pedagógicas (GPECCIP).

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Monteiro, E. B. ., Silva, F. S. da ., & Raiol, M. (2025). Interdisciplinaridade e complexidade no ensino de língua inglesa na Amazônia: desafios e impactos. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 378–396. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3955

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)