Construção do conceito de algoritmos a partir de sequências didáticas interativas
Resumo
Esta pesquisa analisou a eficácia da Sequência Didática Interativa (SDI) na construção do conceito de algoritmo com 42 estudantes do 1.º ano de um curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. O percurso metodológico partiu de uma pergunta hermenêutica individual, seguida por discussões em grupo que levaram a uma síntese coletiva. Após a colaboração, o professor sistematizou os critérios formais do conceito – sequência, finitude, clareza e finalidade. Em um ambiente híbrido, os alunos foram então desafiados a descrever algoritmos cotidianos em linguagem natural e a traduzi-los para Python. As produções textuais demonstraram alto desempenho, e a análise da codificação revelou uma forte correlação entre a solidez conceitual e a funcionalidade do código, pois 84% dos scripts derivados dos melhores textos compilaram corretamente. Conclui-se que a SDI, articulada à sistematização docente e à aplicação prática, potencializa a compreensão e a implementação de algoritmos. Contudo, a noção de finitude permaneceu como uma lacuna conceitual, indicando um ponto que necessita de reforço pedagógico.
Palavras-chave: Algoritmos; Sequência Didática Interativa; Metodologias Ativas; Ensino de Programação.
Referências
ALMEIDA, N.; PIRES, C.; OLIVEIRA, M. Desmitificando o Leviatã pela inserção e integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no cotidiano escolar. In: OLIVEIRA, Maria Marly de (Org.). Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 221-236.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.
BARBOSA, J.; SANTOS, A.; ARAÚJO, M.; OLIVEIRA, M. Desafios Na Utilização Da Sequência Didática Interativa Por Professores De Ciências. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, p. e23010, 30 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17972
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CORMEN, T.; LEISERSON, C.; RIVEST, R.; STEIN, C. Introduction to algorithms. 3. ed. Cambridge: The MIT Press, 2009.
FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra. 2004.
GADAMER, H. Hermenêutica em retrospectiva; Heidegger em retrospectiva. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GUIMARÃES, U.; LOPES, J.; RIBEIRO, V.; LEANDRO, A. Sequência Didática Com o Uso De Tdics Para O Ensino Na Eja Em Tempo De Pós Pandemia. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, v. 4, n. 4, p. e443072, 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3072
HOFFMANN, P.; NASCIMENTO, A.; TOMAZINI, A. Metodologias Ativas Na Resolução De Problemas E Desenvolvimento De Algoritmos. Revista Tópicos, v. 2, n. 11, 9 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.12696180
KNUTH, D. Art of Computer Programming, Volume 4, Fascicle 4, The: Generating All Trees--History of Combinatorial Generation. Addison-Wesley Professional, 2013.
LAVOR, O.; OLIVEIRA, E. Sequência Didática Interativa Na Discussão Do Conceito De Energia. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22011, 23 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13122
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina; 2007.
NASCIMENTO JUNIOR, E.; PAULINO, O. Sequências Didáticas Interativa. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 7, n. 1, p. 01-13, 31 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1171
OLIVEIRA, M. Buscando maior visibilidade acadêmica quanto às propostas inovadoras da Metodologia Interativa e da Sequência Didática Interativa. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–25, 2025. DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v20i41.1933
OLIVEIRA, M. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.
SANTOS, A.; PRATES, L.; SILVA, P.; PEREIRA, S.; COUTO, V. Sequência didática para o ensino da gestão de tecnológica da informação: abordagem prática e interativa. Revista FT, v. 29, n. 144, p. 14-15, 27 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.69849/revistaft/ch10202503270614