Construção do conceito de algoritmos a partir de sequências didáticas interativas

Autores/as

Resumen

Esta pesquisa analisou a eficácia da Sequência Didática Interativa (SDI) na construção do conceito de algoritmo com 42 estudantes do 1.º ano de um curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. O percurso metodológico partiu de uma pergunta hermenêutica individual, seguida por discussões em grupo que levaram a uma síntese coletiva. Após a colaboração, o professor sistematizou os critérios formais do conceito – sequência, finitude, clareza e finalidade. Em um ambiente híbrido, os alunos foram então desafiados a descrever algoritmos cotidianos em linguagem natural e a traduzi-los para Python. As produções textuais demonstraram alto desempenho, e a análise da codificação revelou uma forte correlação entre a solidez conceitual e a funcionalidade do código, pois 84% dos scripts derivados dos melhores textos compilaram corretamente. Conclui-se que a SDI, articulada à sistematização docente e à aplicação prática, potencializa a compreensão e a implementação de algoritmos. Contudo, a noção de finitude permaneceu como uma lacuna conceitual, indicando um ponto que necessita de reforço pedagógico.

Palavras-chave: Algoritmos; Sequência Didática Interativa; Metodologias Ativas; Ensino de Programação.

Biografía del autor/a

Massaro Victor, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor na área de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 

Otávio Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Denilson Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGE/UERN).

Glaydson Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). Professor Associado III na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UFERSA).

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Victor, M., Paulino, O. ., Carvalho, D., & Oliveira, G. (2025). Construção do conceito de algoritmos a partir de sequências didáticas interativas. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 518–538. Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3953