Identidade territorial em uma escola do campo
reflexões a partir de seus docentes
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a identidade territorial da Escola Alcides Maia, localizada na zona rural do município de Rio Grande/RS, visando compreender a consonância de suas abordagens pedagógicas com os princípios da educação no campo. A pesquisa, de caráter qualitativo, adotou metodologia da pesquisa-ação, com as cartas pedagógicas como instrumento de coleta de dados empíricos. A análise baseou-se no Projeto de Ensino proposto para as escolas do campo no Município de Rio Grande, bem como na proposta interventiva/participativa com os docentes da escola, abordando temas como: a identidade territorial da escola, importância da identidade escolar no processo de aprendizagem, integração dos saberes com proposta curricular da escola, práticas pedagógicas relacionadas à educação do campo e avaliação da importância do estudo do currículo na construção da identidade cultural e no sentido de pertencimento ao local de vivência. Os resultados mostraram que as abordagens educativas devem valorizar o contexto étnico da comunidade escolar, valorizando a cultura negra e indígena; indicaram também um consenso de que é preciso estratégias educativas para que Escola Alcides Maia, seja de fato reconhecida como uma escola do campo.
Palavras-chave: Educação do campo; Abordagens pedagógicas; Território.
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