Identidade territorial em uma escola do campo

reflexões a partir de seus docentes

Autores

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a identidade territorial da Escola Alcides Maia, localizada na zona rural do município de Rio Grande/RS, visando compreender a consonância de suas abordagens pedagógicas com os princípios da educação no campo. A pesquisa, de caráter qualitativo, adotou metodologia da pesquisa-ação, com as cartas pedagógicas como instrumento de coleta de dados empíricos. A análise baseou-se no Projeto de Ensino proposto para as escolas do campo no Município de Rio Grande, bem como na proposta interventiva/participativa com os docentes da escola, abordando temas como: a identidade territorial da escola, importância da identidade escolar no processo de aprendizagem, integração dos saberes com proposta curricular da escola, práticas pedagógicas relacionadas à educação do campo e avaliação da importância do estudo do currículo na construção da identidade cultural e no sentido de pertencimento ao local de vivência. Os resultados mostraram que as abordagens educativas devem valorizar o contexto étnico da comunidade escolar, valorizando a cultura negra e indígena; indicaram também um consenso de que é preciso estratégias educativas para que Escola Alcides Maia, seja de fato reconhecida como uma escola do campo.

Palavras-chave: Educação do campo; Abordagens pedagógicas; Território.

Biografia do Autor

Jefferson Marçal da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Universidade de Extremadura (Unex- Espanha) e Pos-Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio da Bolsa Capes. Professor Titular da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), onde atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional (PPGEdu/Unipampa). Atualmente também está em exercício na Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/FACED). É segundo tesoureiro da Direção do Sindicato de professores da UFRGS (ANDES-UFRGS- Gestão 2023/2025).

Ana Lucia Furtado Teixeira, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Mestre em Educação pela Univesidade Federal do Pampa (Unipampa). Professora do Município de Rio Grande/RS

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Marçal da Rocha, J., & Furtado Teixeira, A. L. . (2025). Identidade territorial em uma escola do campo: reflexões a partir de seus docentes. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 305–321. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3831

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)