Formação continuada para acessar domínios de conhecimento pedagógico no PCK dos professores de química

Autores

  • Marcos Lacerda Unviersidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Ana Valéria Lourenço Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Resumo

A presente pesquisa focaliza potencializar e favorecer a formação continuada de professores de química no ambiente escolar, por meio de um processo reflexivo. Para isso, foi estruturada uma intervenção com o objetivo de sistematizar os domínios de conhecimento pedagógico a partir da reflexão estimulada no PCK. A intervenção baseou-se no conteúdo de modelos atômicos e contou com a participação de dois professores que lecionam para o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino. Para estimular a reflexão, foi utilizado os instrumentos CoRe e Ciclo reflexivo de Smyth. Levando em consideração a autopercepção dos professores no término da intervenção, verificou-se que o professor A apontou a importância da reflexão na prática pedagógica e o professor B expôs a relevância do planejamento de sua atuação docente na rotina escolar.

Palavras-chave: Formação continuada de professores; Processo reflexivo; Conhecimento pedagógico do conteúdo; Modelos Atômicos, PCK.

Biografia do Autor

Marcos Lacerda, Unviersidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor-substituto no Instituto Federal de São Paulo (IFSP/Campus Suzano).

Ana Valéria Lourenço, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Pós-Doutora em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências (área de concentração: Química Inorgânica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). É orientadora credenciada no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Lacerda, M., & Lourenço, A. V. (2025). Formação continuada para acessar domínios de conhecimento pedagógico no PCK dos professores de química. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 178–192. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3802

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)