Materiais didáticos digitais na educação profissional
concepção e arquitetura de um simulador CNC como produto educacional
Resumo
Este artigo apresenta a concepção de um simulador virtual como produto educacional para o ensino de programação CNC (Comando Numérico Computadorizado) na educação profissional técnica. Fundamentado nas teorias de Bandeira (2023) sobre adequação de materiais didáticos, o estudo propõe uma arquitetura organizada em quatro módulos: interface, simulação, pedagógico e armazenamento. A metodologia incluiu mapeamento de requisitos técnico-pedagógicos e análise comparativa entre diferentes recursos didáticos. Os resultados indicam que simuladores educativos apresentam vantagens significativas em acessibilidade, flexibilidade pedagógica e viabilidade econômica quando comparados a máquinas físicas e soluções comerciais. A análise demonstra o potencial da proposta para superar barreiras estruturais no ensino de tecnologias CNC, oferecendo uma alternativa economicamente acessível e pedagogicamente eficaz para instituições com restrições orçamentárias. O estudo contribui para a democratização do acesso ao conhecimento especializado, alinhando-se às transformações dos recursos educacionais proporcionadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da educação profissional.
Referências
BANDEIRA, D. Materiais didáticos. Curitiba: IESDE, 2009.
BANDEIRA, D. Material didático: criação, mediação e ação educativa. Curitiba: Intersaberes, 2023.
COLUSSO, P. R.; ASTUDILLO, M. V. A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem. Research, Society and Development, v.12, n.3, 2023.
FEUERSTEIN, R.; FEUERSTEIN, R. S.; FALIK, L. H. Além da inteligência: Aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. 2014.
FILHO, G. E. et al. Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na educação em engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
GAUSEMEIER, J.; GAUKSTERN, T.; TSCHIRNER, C. Systems engineering management based on a discipline-spanning system model. Procedia Computer Science, v.16, p.303-312, 2013.
GROOVER, M. P. Fundamentals of Modern Manufacturing: Materials, Processes, and Systems. John Wiley & Sons, 2010.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. Aleph, 2022.
MACEDO, M. L. R. et al. Práticas educativas na educação profissional e tecnológica à luz da neuroeducação. Brazilian Journal of Development, v.5, n.11, 2019.
MARINHO, A. et al. Desenvolvimento de máquina de comando numérico de baixo custo para auxílio nos métodos de ensino e aprendizagem na engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA-CBA. 2022.
MOURA NETO, L. G.; ANTONINO, T. S. Elaboração de um guia didático para o ensino das aulas práticas em um Centro de Usinagem Educacional. Revista Semiárido De Visu, v.12, n.1, p.512-529, 2024.
NAKAZATO, A. Z. Desenvolvimento de máquina universal de ensaios mecânicos portátil de baixo custo para fins didáticos utilizando o conceito open-source. Guaratinguetá, 2019. Dissertação (Mestre em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
NETO, G. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO REMOTO DE MÁQUINAS CNC UTILIZANDO CONCEITOS DA INDÚSTRIA 4.0. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ORLANDO, A. J.; FILHO, R. R. EVOLUÇÃO DO COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO. Revista Interface Tecnológica, v.18, n.1, p.606-617, 2021.
POLASTRINI, F. H. Desenvolvimento de uma máquina CNC de baixo custo com software e hardware abertos. Formiga, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Minas Gerais.
REZENDE, H. B. et al. FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA CONTROLE DE MÁQUINAS CNC. In: Congresso Brasileiro de Automática-CBA. 2019.
SANTOS, T. D.; AZEVEDO, M. A. UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL (2006-2017). Revista Temas em Educação, v.28, n.2, p.1-24, 2019.
SILVA, R. O. et al. ASPECTOS RELEVANTES NA CONSTRUÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. REPPE-Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v.3, n.2, p.105-119, 2019.
VALENTINO, J.; GOLDENBERG, J. Learning Mastercam Mill Step by Step. Industrial Press Inc., 2003.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento E Linguagem. Martins Martins Fontes, 2007.