Materiais didáticos digitais na educação profissional

concepção e arquitetura de um simulador CNC como produto educacional

Autores/as

Resumen

Este artigo apresenta a concepção de um simulador virtual como produto educacional para o ensino de programação CNC (Comando Numérico Computadorizado) na educação profissional técnica. Fundamentado nas teorias de Bandeira (2023) sobre adequação de materiais didáticos, o estudo propõe uma arquitetura organizada em quatro módulos: interface, simulação, pedagógico e armazenamento. A metodologia incluiu mapeamento de requisitos técnico-pedagógicos e análise comparativa entre diferentes recursos didáticos. Os resultados indicam que simuladores educativos apresentam vantagens significativas em acessibilidade, flexibilidade pedagógica e viabilidade econômica quando comparados a máquinas físicas e soluções comerciais. A análise demonstra o potencial da proposta para superar barreiras estruturais no ensino de tecnologias CNC, oferecendo uma alternativa economicamente acessível e pedagogicamente eficaz para instituições com restrições orçamentárias. O estudo contribui para a democratização do acesso ao conhecimento especializado, alinhando-se às transformações dos recursos educacionais proporcionadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da educação profissional.

Biografía del autor/a

Isac Barbosa de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/Campus Mossoró).

Carla Katarina de Monteiro Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Pós-Doutora em Engenharia pela University Polytechnique of Montreal (UdeM/Canadá). Doutora em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/Campus Mossoró) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRN).

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/Campus Apodi). Também atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN, UFERSA e IFRN) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/IFRN). É coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no subprojeto Química/Apodi (PIBID) e Coordenador Acadêmico do Curso de Doutorado junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (Braga/Portugal) em convênio com o IFRN. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ/CNPq).

Luciana Medeiros Bertini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/Campus Apodi). Também atua com docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN, UFERSAe IFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN/IFRN). É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ/CNPq). Atualmente, é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN/IFRN).

Diogo Pereira Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Também atua como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - Mestrado Profissional em Rede Nacional) no Campus Mossoró e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordesde de Ensino (RENOEN/IFRN).

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Barbosa de Almeida, I., Katarina de Monteiro Marques, . C., Alcântara Alves, . L., Medeiros Bertini, . L., & Pereira Bezerra, . D. (2025). Materiais didáticos digitais na educação profissional: concepção e arquitetura de um simulador CNC como produto educacional. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 3–22. Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3765