Idealização da infância:

quem é a criança que nos aguarda na escola atual?

Autores

  • Mical de Melo Marcelino Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • João Paulo Miros Neves Universidade Federal de Uberlância (UFU)
  • Amanda Matias de Souza Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Maria Alice Lunardi Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo se debruçar sobre as concepções de infância existentes a partir do século XII até os dias atuais e, sobretudo, procurar compreender quem é a criança que nos espera na escola atual. O tema central do estudo é a idealização da infância, explorando como diferentes percepções sobre ela se desenvolveram ao longo do tempo, considerando inclusive as influências do mundo digital sobre tal concepção. Para tal desenvolvimento, além de buscas sobre o tema na literatura especializada (Ariès, 1981; David Buckingham, 2007), analisamos dados coletados durantes as vivências de duas pibidianas no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) - subprojeto Educação Física/Pedagogia e registrados em seus cadernos de campo, no período de fevereiro a dezembro de 2023. Buscamos explorar, nesses materiais, indícios de possíveis influências que tem atravessado o “ser criança” na contemporaneidade e refletir sobre a possibilidade de que esses atravessamentos tenham efeitos sobre o desenvolvimento infantil e os processos de aprendizagem. Dentre tais influências, foi possível perceber, a prevalência das mídias sociais e seu uso excessivo por parte das crianças, sobre outras formas de entretenimento e formação de opinião.

Palavras-chave: Infância; Contemporaneidade; Cultura digital, Desenvolvimento, Aprendizagem.

Biografia do Autor

Mical de Melo Marcelino, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do curso de Pedagogia do ICHPO na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

João Paulo Miros Neves, Universidade Federal de Uberlância (UFU)

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlância (UFU). Professor da Rede Estadual de Minas Gerais.

Amanda Matias de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Maria Alice Lunardi, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)