Gamificação na educação profissional e tecnológica
uma análise cienciométrica
Resumo
A gamificação vem ganhando destaque no contexto educacional. Neste sentido, compreender como a mesma tem sido utilizada no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pode contribuir para formação de sujeitos mais ativos e críticos. Assim, o presente trabalho consiste de uma análise cienciométrica acerca das produções brasileiras sobre esta temática nos últimos 10 anos. A base de dados de análise foi o portal de periódicos da CAPES, sendo os motores de busca para análise os descritores “gamificação AND EPT”, “atividade gamificada AND EPT” e “gamificação”. Retornaram da busca um total de 409 trabalhos que foram inicialmente analisados quanto aos critérios de inclusão/exclusão, resultando em 49 artigos. Na sequência utilizou-se como critério a leitura dos títulos de cada produção e seleção daqueles em que ocorre obrigatoriamente a presença dos descritores e que tivessem texto em língua portuguesa. Dos 49 trabalhos iniciais, permaneceram 38 produções que serviram de base para a elaboração deste trabalho. Os dados retornantes nos permitem inferir sobre a necessidade de abordagem desta temática no âmbito da Educação Profissional. A maioria dos pesquisadores da área é constituída de mulheres e a região Sudeste é a que se destaca nas pesquisas.
Palavras-chaves: Atividades gamificadas; Metodologias ativas; Práticas pedagógicas inovadoras.
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