Saúde global nos programas de pós-graduação em enfermagem no Brasil
desafios contemporâneos
Resumo
O estudo buscou identificar e analisar a presença do tema da saúde global em atividades acadêmicas de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil, na atualidade. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, de abordagem mista, em que os dados foram coletados nos sites dos programas e analisados a partir de inferências sustentadas por referencial teórico pertinente ao tema. Dos 79 programas avaliados pela área da Enfermagem, apenas oito oferecem disciplinas que abordam a temática da saúde global. Os temas tratados nas onze disciplinas pesquisadas se relacionam a políticas públicas e práticas ou cuidados de Enfermagem; duas delas são voltadas aos países lusófonos, cinco a países da América Latina (ou regiões de fronteira) e apenas uma se dedica ao tema da pandemia. Apesar da importância da temática, sobretudo em decorrência da pandemia de covid-19, a saúde global ainda não recebeu o devido destaque no âmbito da pós-graduação em Enfermagem. Os resultados apresentados indicam a necessidade do fortalecimento do tema da saúde global para a Enfermagem brasileira.
Palavras-chaves: Saúde global; Enfermagem; Pesquisa em enfermagem; Educação em saúde; Pós-graduação em enfermagem.
Referências
BRASIL. Saúde e Política Externa: os 20 anos da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (1998-2018). Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria nº 68, de 3 de maio de 2021. Diário Oficial da União, 2021. Disponível em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=12/05/2021&jornal=515&pagina=182> Acesso em: 25 Abr. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Plataforma Sucupira, 2022. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaConhecimento.jsf?areaAvaliacao=20> Acesso em: 25 Abr. 2023.
CONTRERAS, C. C. T. A pandemia por covid-19: uma oportunidade para visibilizar a enfermagem em nível internacional. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 41, pp. 1-2, 2020. <https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20200139> Acesso em: 25 Abr. 2023.
DARSIE, C., WEBER, D. L. Doença e controle espacial: questões sobre dispersão e isolamento em tempos de pandemia. Journal of Infection Control, v. 9, n. 2, pp. 1-2, 2020. Disponível em: https://jic-abih.com.br/index.php/jic/article/view/298/pdf Acesso em: 26 Abr. 2023.
DUPIN, C., PINON, M., JAGGI, K., TEIXEIRA, C., SAGNE, A., DELICADO, N. Public health nursing education viewed through the lens of superdiversity: a resource for global health. BMC Nursing, v.19, pp. 1-5, 2020. <https://doi.org/10.1186/s12912-020-00411-3> Acesso em: 25 Abr. 2023.
FELTER, C. E., GLICKMAN, L. B., WESTLAKE, K., SHIPPER, A. G., MARCHESE, V. International global health education for doctor of physical therapy students: a scoping review. Physical Therapy Reviews On Line, v. 27, n. 1, pp. 25-39, 2020. <https://doi.org/10.1080/10833196.2021.1892282> Acesso em: 25 Abr. 2023.
FORTES, P. A. C., RIBEIRO, H. Saúde global em tempos de globalização. Saúde e Sociedade, v. 23, n. 2, pp. 366-75, 2014. <https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000200002> Acesso em: 25 Abr. 2023.
HOLST, J. Global Health: emergence, hegemonic trends and biomedical reductionism. Global Health, v. 16, pp. 1-11, 2020. <https://doi.org/10.1186/s12992-020-00573-4> Acesso em: 25 Abr. 2023.
HWANG, W. J., JO, H. H. Development and application of a program for reinforcing global health competencies in university nursing students. Frontiers Public Health, v. 8, pp. 1-9, 2020. <https://doi.org/10.3389/fpubh.2020.00263> Acesso em: 25 Abr. 2023.
KICKBUSCH, I. Global health: a definition. New Haven: Yale University Press, 2022.
KOPLAN, J. P., BOND, T. C., MERSON, M. H., REDDY, K. S., RODRIGUEZ, M. H., SEWANKAMBO, N. K., WASSERHEIT, M. D. Towards a common definition of global health. Lancet, v. 373, n. 9679, pp. 1993-5, 2009. <https://doi.org/10.1016/S0140-6736(09)60332-9> Acesso em: 25 Abr. 2023.
LEE, A., QUINN, M. Global Education in UK. Universities. Global Health Journal, v. 5, pp. 155-162, 2021. <https://doi.org/10.1016/j.glohj.2021.06.001> Acesso em: 25 Abr. 2023.
LIMA, N. T., BUSS, P. M., PAES-SOUSA, R. A pandemia de covid-19: uma crise sanitária e humanitária. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 7, pp. 1-4, 2020. <https://doi.org/10.1590/0102-311X00177020> Acesso em: 25 Abr. 2023.
LIRA, A. L. B. C., ADAMY, E. K., TEIXEIRA, E., SILVA, F. V. Nursing education: challenges and perspectives in times of the covid-19 pandemic. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73 (suppl. 2), pp. 1-5, 2020. <https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0683> Acesso em: 25 Abr. 2023.
MATSUMURA, E. S. S., FRANÇA, A. S., ALVES, L. M. F., SILVEIRA, M. K. S., SOUSA JÚNIOR, A. S., CUNHA, K. C. Distribuição espacial dos cursos de graduação em enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 12, n. 12, pp. 3271-8, 2018. <https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i12a236270p3271-3278-2018> Acesso em: 25 Abr. 2023.
MELO, P. O. C., MENDES, R. C. M. G., LINHARES, F. M. P., GUEDES, T. G. Production and use of educational technologies in nursing post-graduation. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, n. 5, e20210510, 2022. <https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0510>
O'BRIEN, B. C., HARRIS, I. B., BECKMAN, T. J., REED, D. A., COOK, D. A. Standards for reporting qualitative research: a synthesis of recommendations. Academic Medicine, v. 89, n. 9, pp. 1245-51, 2014. <https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000388> Acesso em: 25 Abr. 2023.
PAI, M. Disrupting global health: from allyship to collective liberation. Forbes, v. 15, 2022. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/madhukarpai/2022/03/15/disrupting-global-health-from-allyship-to-collective-liberation/?sh=3f28b9f64e62> Acesso em: 25 Abr. 2023.
PEIRÓ, T., LORENTE, L., VERA, M. The covid-19 crisis: skills that are paramount to build into nursing programs for future global health crisis. International Journal of Environmental Research in Public Health, v. 17, n. 18, pp. 1-14, 2020. <https://doi.org/10.3390/ijerph17186532> Acesso em: 25 Abr. 2023.
RAJAGURU, V., OH, J., IM, M. Development and evaluation of the course on global health nursing for Indian nursing students. International Journal of Environmental Research in Public Health, v. 19, n. 4, pp. 1-14, 2022. <https://doi.org/10.3390/ijerph19041978> Acesso em: 25 Abr. 2023.
SILVA, I. R., MENDES, I. A. C. Nursing now! Movement for the valorization of nursing and for the strengthening of global health. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, pp. 1-2, 2021. <https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20210053> Acesso em: 25 Abr. 2023.
SILVA, M. C. N., MACHADO, M. H. Sistema de saúde e trabalho: desafios para a enfermagem no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, n. 1, pp. 7-13, 2020. <https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27572019> Acesso em: 25 Abr. 2023.
SOUZA, C. D. Educação, Geografia e Saúde: geobiopolíticas nos discursos da Organização Mundial da Saúde e a produção da mundialidade pelo controle de doenças. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.
SPARKE, M. & WILLIAMS, O. D. Neoliberal disease: COVID-19, co-pathogenesis and global health insecurities. Environment and Planning A: Economy and Space, v. 54, n. 1, pp. 15-32, 2021. <https://doi.org/10.1177/0308518X211048905> Acesso em: 25 Abr. 2023.
VELIN, L., VAN DAALEN, K., GUINTO, R., WESS, S. H. V., SAHA, S. Global Health educational trips: ethical, equitable, environmental? BMJ Global Health On Line, v. 7, e008497, 2022. <http://dx.doi.org/10.1136/bmjgh-2022-008497>
WIHLBORG, M., AVERY, H. (2021). Global health in Swedish nursing curricula: navigating the desirable and the necessary. International Journal of Environmental Research in Public Health, v. 18, n. 17, pp. 1-21, 2021. <https://doi.org/10.3390/ijerph18179372> Acesso em: 25 Abr. 2023.
WILSON, L., MORAN, L., ZARATE, R., WARREN, N., VENTURA, C. A. A., TAMÍ-MAURY, I., MENDES, I. A. C. Qualitative description of global health nursing competencies by nursing faculty in Africa and the Americas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, pp. 1-10, 2016. <https://doi.org/10.1590/1518-8345.0772.2697> Acesso em: 25 Abr. 2023.