ESTRATÉGIA B-LEARNING APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA HÍBRIDA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Wagner Machado Pintos
  • Rafaele Rodrigues de Araujo
  • Hebert Elias Lobo Sosa

Resumo

Este trabalho visa propor uma sequência didática que enfatiza o B-learning e o uso de ferramentas computacionais como auxílio às aulas de Física no Ensino Médio. Além disso, explicita uma discussão dessa estratégia metodológica construtivista fundamentada no uso de Tecnologias Digitais, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e participação ativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento. A utilização de uma metodologia diferenciada tem por objetivo fomentar uma melhor compreensão dos conteúdos, uma pré-disposição para as aulas e também tem como propósito promover nos estudantes o interesse em tecnologia, visto a era em que vivemos. Com o desenvolvimento da sequência didática que prevê o ensino B-Learning, compreendemos que o processo de construção do conhecimento ocorrerá através do protagonismo dos estudantes e com um professor que assume um papel de estimular o pensamento científico crítico, vinculando os conteúdos a exemplos cotidianos. Para isto, a proposta baseou-se em conteúdos estudados no último ano das aulas de Física no Ensino Médio, fazendo a união entre as simulações computacionais e o uso de uma ambientação AVA. Assim, procuramos desenvolver na classe um maior interesse pela Física e a percepção de que a mesma está presente em grande parte dos fenômenos cotidianos.

Downloads

Publicado

2019-12-19