J’AXO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA DISCUTIR PROBLEMAS AMBIENTAIS

Autores

  • Luana Carla Zanelato do Amaral UPF
  • Rafael da Cruz Freitas IFSUL
  • Juliano Cavalcanti UPF

Resumo

Esse artigo contempla uma proposta de ensino interdisciplinar por meio da metodologia ativa, envolvendo as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens. A proposta consiste na produção de uma notícia sobre uma temática ambiental pré-determinada, sobre a qual os estudantes são instigados a produzir um texto do tipo redação jornalística, fazer uma reportagem em lócus, produzir uma entrevista com especialista explicando a notícia criada, e fazer uma apresentação nos moldes de um noticiário televisivo. Essa proposta contempla os objetivos do cenário atual da educação, colocando os estudantes como protagonistas no processo ensino-aprendizagem, estabelecendo uma abordagem interdisciplinar, permitindo um trabalho colaborativo, no qual cada aluno assume o direcionamento para a atividade que contempla suas maiores aptidões e interesses. Por meio dessa proposta acredita-se contribuir na construção de saberes interdisciplinares e na contextualização dos saberes científicos, permitindo uma leitura do mundo com os óculos das ciências. E ainda contempla os objetivos do novo ensino médio, o qual já será implementado nas escolas pilotos em 2020 e a partir de 2021 em todas as escolas do Rio Grande do Sul, sendo relevante a realização de atividades que flexibilizem a ação pedagógica com vista em readaptar a prática docente conforme os nortes da nova legislação.

Downloads

Publicado

2019-12-19