AS PROPOSIÇÕES DA ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE PARA O ESTUDO DA RADIOATIVIDADE NO MODELO DE ENSINO HÍBRIDO
Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa sobre as potencialidades que o modelo de ensino híbrido pode oferecer para o uso da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino das Ciências da Natureza. O principal objetivo deste artigo consiste em oferecer aos professores e aos gestores da educação básica, subsídio e argumentos para análises e discussões sobre o uso deste modelo de ensino e sobre as possibilidades que esse oferece quanto à formação plena e cidadã dos educandos. Ainda nos motes deste trabalho, apresenta-se uma sugestão para o ensino da Radioatividade no ensino médio, propondo algumas metodologias e ferramentas utilizadas no modelo em questão. Para atingir este intento, a pesquisa foi realizada com procedimentos qualitativos, exploratórios, bibliográficos e documentais, a fim de desvelar nesse universo, potencialidades para o desenvolvimento das proposições da abordagem CTS junto ao ensino das Ciências da Natureza na educação básica. Após esse estudo é possível inferir que diante do contexto que a sociedade vive, das tecnologias disponíveis e das necessárias melhorias nos processos educacionais, o ensino híbrido e o enfoque CTS corroboram para a formação ética, crítica e cidadã de nossos educandos.