METODOLOGIAS ATIVAS COM RECURSOS DIDÁTICOS NÃO DIGITAIS UTILIZADOS NA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Janaína de Arruda Carilo Schmitt
  • Cláudia Smaniotto Barin
  • Leila Maria Araújo Santos

Resumo

Este estudo se desenvolveu junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa em Inovação para Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo Geral- investigar se as Metodologias Ativas, utilizadas com recursos didáticos não digitais na prática docente podem amenizar a falta da tecnologia no Curso Técnico de Secretariado na Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Professora Maria Rocha, localizada em Santa Maria/RS frente escassez de investimentos por parte do estado. Justifica-se por inserir Metodologias Ativas para amenizar ausência tecnológica. Foi utilizado delineamento de estudo de caso de caráter qualitativo. Os dados foram analisados através da estratégia geral baseada nas proposições teóricas e concluímos que a aplicação das Metodologias Ativas com recursos didáticos não digitais exerceu um papel essencial para um ensino participante rompendo com métodos pouco atrativos e minimizando as carências tecnológicas.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Schmitt, J. de A. C., Barin, C. S., & Santos, L. M. A. (2019). METODOLOGIAS ATIVAS COM RECURSOS DIDÁTICOS NÃO DIGITAIS UTILIZADOS NA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 8(1). Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1472