O resumo no contexto escolar como ferramenta para a prática da produção escrita
Resumen
Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos do 8º aluno do Ensino Fundamental – Anos Finais, para a produção de resumo escolar, ao participarem da implementação de uma Sequência Didática de Gêneros (SDG). Para a elaboração da referida sequência e análise dos dados apoiamo-nos nos preceitos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo. De forma mais específica, foram selecionados alguns elementos constitutivos do gênero, como categoria de análise das primeiras produções e das produções finais dos discentes. Os resultados das análises demonstram que nas primeiras produções dos nove alunos participantes, a maioria deles não tinha domínio das nove características do gênero tomadas como categoria de investigação, isto é, um percentual bem pequeno já tinha capacidades de linguagem para a produção do resumo escolar. Porém, após a implementação da SDG, tendo transformado as referidas características em conteúdo de ensino, nas diversas oficinas e suas atividades, oito discentes passaram a dominar os nove elementos em questão, e um deles avançou para um domínio parcial.
Palavras-chave: Resumo escolar; Produção de texto; Capacidades de linguagem.
Citas
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