Fanfiction interativa e gamificada: possibilidades de educação linguística

Autores/as

Resumen

O presente estudo tem por finalidade apresentar o gênero discursivo fanfiction, no aplicativo de mídia social Tik Tok, como possibilidade de educação linguística nas aulas de língua portuguesa. A fanfiction é uma narrativa ficcional em que o autor/leitor se baseia em personagens de livros, animes, séries, histórias em quadrinhos, filmes e também de pessoas reais dos mais diversos contextos para preencher lacunas na história do texto-fonte, ou mesma, dar sequência a ela (Vargas, 2015). Atrelado a esse fator, os estudantes, nativos digitais, possuem contato constante com jogos, por isso, buscamos analisar uma fanfiction desenvolvida a partir de design de jogos para um fim que não é o jogo em si, mas a fanfiction, ou seja, uma produção gamificada (Quast, 2020). Selecionamos a fanfiction interativa “Uma paixão inesperada”, do usuário @fanfic_.16, publicada no Tik Tok, um exemplo de texto multimodal que interage com o leitor a partir de elementos comuns em jogos virtuais. Buscamos apresentar propostas de questionamentos, sob uma perspectiva crítica da linguagem, para fomentar rodas de conversa em sala de aula para além da mera decodificação do texto.

Palavras-chave: Jogos educacionais; Gêneros discursivos; Mídias sociais.

 

Biografía del autor/a

Ana Claudia Gauto de Sousa Sovernigo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda e Mestre em Estudos de Linguagens na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple/UFMS - CNPq). É assessora pedagógica na Coordenadoria de Modalidades Específicas da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (Comesp/SEDMS).

Iasmin Maia Pedro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora substituta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Citas

@fanfic_.16. Uma paixão inesperada. TikTok, 27 fev. 2024. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/C34HraINXKw/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 09 mai. 2025.

AZEVEDO, I. et al. Gamificação e jogos nas práticas de leitura e análise linguística. São Paulo: Pá de Palavra, 2022.

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 jan. 2023.

COSCARELLI, C. Abrindo a conversa. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016.

FERRAZ, D. Língua-linguagem, educação e educação linguística. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024.

FERRAZ, D. Educação linguística e transdisciplinaridade. In: PESSOA, R.; SILVESTRE, V.; MONTE MÓR; W. Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil [recurso eletrônico]: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. 1.ed. - São Paulo: Pá de Palavra, 2018a.

FERRAZ, D. Multiletramentos: epistemologias, ontologias ou pedagogias? Ou tudo isso ao mesmo tempo? In: Multimodalidade e ensino: múltiplas perspectivas. GUALBERTO, C.; PIMENTA S.; SANTOS, Z. (Org.). São Paulo: Pimenta Cultural, 2018b.

FERRAZ, D. Letramento visual: a leitura de imagens nas aulas de inglês. Jundiaí: Paço Editorial, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 77ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática para a liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

JENKINS, H. Piratas de textos: fans, cultura participativa y televisión. Madrid: Paidós, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEM, T. Multimodal Discourse: The modes and Media of Contemporary Communication. London: Holder Arnold, 2001.

QUAST, K. Gamificação, ensino de línguas estrangeiras e formação de professores. Revista Brasileira de linguística aplicada, v.20, n. 4, 2020.p. 787-820.

KAPP, K. et al. The Gamification of learning and instruction – Fieldbook. Ideas into practice. San Francisco: Willey, 2014.

MILL, D. Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital. São Carlos: SEaDUFSCar, 2021.

VARGAS, M.L. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: UPF Editora, 2015.

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Gauto de Sousa Sovernigo, A. C., & Maia Pedro, I. . (2025). Fanfiction interativa e gamificada: possibilidades de educação linguística. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 361–377. Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3916