Intervenção pedagógica interdisciplinar

uma proposta aplicada na interface entre as áreas de linguagem e ciências humanas

Autores/as

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica construída a partir da análise das deficiências apresentadas nas avaliações externas propostas no primeiro e segundo trimestres de 2022 pelo estado de Minas Gerais. A partir da comparação destes resultados delimita-se o 7º e 8º anos do Ensino Fundamental como ponto focal para a atuação de intervenção, para então identificar quais as habilidades que se apresentaram com maiores carências proporcionais. Constatou-se uma relação entre as incompreensões de figuras de linguagem e outros recursos estilísticos, com a dificuldade em compreender sequência de argumentos e a lógica discursiva de um texto. Estas demarcações fundamentaram a atuação conjunta da área da Linguagem, capaz de trabalhar a estrutura do texto, com a de Ciências Humanas, fundamental para formar a criticidade, sem a qual é impossível extrair informações de um texto e comparar argumentos. A interdisciplinaridade proposta se guia pelas indicações do filósofo italiano Giorgio Agamben, que dispõe a importância de tornar inoperante os dispositivos, a fim de que se consiga relacionar com os argumentos como o artista se relaciona com a sua arte.

Palavras-chave: Intervenção pedagógica; Linguagem; Ciências Humanas.

Biografía del autor/a

Mauro Rocha Baptista, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Barbacena) e de Ensino Religioso na Escola Estadual Adelaide Bias Fortes. Bolsista Professor-Orientador (BPO-PAPq/UEMG). -  

Citas

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Rocha Baptista, M. (2025). Intervenção pedagógica interdisciplinar: uma proposta aplicada na interface entre as áreas de linguagem e ciências humanas. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 322–340. Recuperado a partir de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3900