Criatividade "a distância": aplicação de ferramentas criativas por meio de plataformas digitais
Resumen
O artigo investiga o desenvolvimento da criatividade em ambientes educacionais, com ênfase em estratégias que potencializam o pensamento criativo em contextos de ensino online ou mediados por tecnologias digitais. A partir de uma revisão teórica sobre os fundamentos históricos, socioculturais e cognitivos da criatividade, o estudo analisa a aplicação prática de ferramentas como a Matriz Morfológica e os Verbos de Ação (SCAMPER/MESCRAI), adaptadas para um seminário remoto. A experiência pedagógica permitiu observar a emergência de diferentes tipos de pensamento, convergente, divergente, prático e criativo, ao longo do processo de resolução de problemas. Os resultados indicam que a proposição de estruturas abertas e metodologias ativas favorece a articulação entre pensamento estruturado e inventivo, promovendo um ambiente fértil para o exercício da criatividade como competência transversal no ensino superior.
Palavras-chave: Criatividade; Ensino online; Matriz morfológica; Verbos de ação.
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