Jovens olhares sobre a escola e a educação
miradas desde as juventudes periféricas de Viamão/RS
Resumen
O direito à educação, garantido por leis como o Estatuto da Juventude e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, ainda enfrenta barreiras para sua efetiva realização. O objetivo deste artigo foi compreender como jovens de uma escola na periferia de Viamão/RS percebem seu espaço de escolarização e a importância atribuída à educação. Com uma abordagem qualitativa, a metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo, com sete observações; e na realização de dois grupos focais, com a participação de vinte jovens. A demanda de escuta das juventudes ficou evidente, refletindo no número de participantes, superior ao previsto. Observamos que, apesar das dificuldades enfrentadas, como professores desmotivados e baixa infraestrutura da escola, as juventudes investigadas atribuem grande importância à escola, educação e socialização, considerando-os como elementos fundamentais para a realização de projetos futuros, com qualidade de vida e boas oportunidades de trabalho.
Palavras-chave: Jovens; Juventudes; Escola; Ensino médio; Grupo focal.
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